Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

O ano de 2020 provou que muitas metas traçadas podem fugir do controle. No primeiro dia útil de 2021, o sentimento de recomeço se mistura aos problemas do ano passado, que se seguiram nesta virada. De acordo com especialistas, mesmo que adversidades impostas pela pandemia de Covid-19, fazer planos pode renovar a esperança no futuro.

Há uma década, a família da psicóloga Amanda Barquetti tem um ritual: escrever em um papel as metas para o próximo ano. “Normalmente são vinculadas à viagens, exercício físico e coisas que as crianças gostariam. Nós fazemos isso desde 2010. No final todo mundo assina. É bem legal”, diz a psicóloga.

Neste 2021, Amanda e família decidiram adaptar as expectativas. “Planejamos algumas viagens mais próximas de casa, em que a gente não participe de nenhuma aglomeração”, completa.

De acordo com a neuropsicóloga Gisele Calia, o ato de escrever tem a capacidade de transformar desejos em planos.

“É uma informação para o cérebro que ali tem algo muito importante, então a nossa atenção e programação mental entende que se eu peguei lápis, caneta e papel, aquilo é importante. Isso fica gravado para que nós possamos construir caminhos para chegar na realização dessas metas”, explica.

Leia Também: 
Isolamento social pode impactar a memória das pessoas, analisam cientistas

Uma das lições deixadas pelo ano de 2020 é a importância de traçar planos A, B e C, para tentar alcançar as metas. Mesmo que os projetos não saiam exatamente como planejado, é possível adaptar a trajetória e ainda assim realizar desejos.

No ano passado, a analista de relacionamento ao cliente, Jenifer Lopes Melo, adaptou o chá revelação do filho Bernardo para uma versão virtual, além de adiar as visitas.

“Infelizmente não conseguimos realizar, mas 2020 foi um ano no qual aprendemos muito, como faz falta um abraço, um encontro, ter as pessoas próximas da gente...” comenta Jenifer.

O desejo da analista agora é ampliar as metas para 2021. Voltar a ter contato com amigos e familiares para apresentar pessoalmente o novo membro da família. “O que nós mais queremos é poder voltar a ter uma vida social, sair de casa com segurança, com saúde e poder mostrar pro Bernardo um mundo melhor”, relata.

Assista a matéria completa sobre o tema que foi ao ar esta segunda no Jornal da Tarde.