Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Suzanna Tierie
Suzanna Tierie

5,5 milhões de crianças brasileiras não têm o nome do pai na certidão de nascimento, de acordo com o último Censo Escolar realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), divulgado em 2013.

“Pai em Dobro”, primeiro filme da Netflix em parceria com a Maísa e que estreia nesta sexta-feira (15), decidiu retratar essa realidade triste no país de forma leve. Na trama, a protagonista Vicenza (Maísa), ao completar 18 anos, decide seguir o coração e ir em busca do pai.

Em entrevista ao site da TV Cultura, a diretora do filme, Cris D’Amato, explicou que “a personagem quer saber de onde vem, essa é sua grande questão. Vai em busca de sua raiz, mas essa é uma busca interna. (...) Acontece de maneira calma, não tem crise, por mais que essa seja uma procura de 18 anos".

Para realizar seu grande sonho, Vicenza deixa para trás a comunidade hippie em que mora, vende sua bicicleta e segue para o Rio de Janeiro, mais especificamente para o bairro de Santa Teresa, onde encontra um lar na sede do bloco de carnaval “Ameba Desnuda” e conhece seu primeiro amor.

Com roteiro de Thalita Rebouças e disponível em quase 200 países, o longa começou a ser filmado em janeiro de 2020 e terminou em 17 de fevereiro, às vésperas da pandemia do novo coronavírus. “Toda a finalização foi remota. Aprendi que não necessariamente a gente precisa estar tão juntos para as coisas acontecerem”, comentou D’Amato. 

“Se eu tivesse filmado esse filme no estouro da pandemia, não seria igual porque ele tem essa questão do abraço, do beijo e do toque. Ele veio a calhar nesse momento em que todos estamos distantes e com saudade uns dos outros”, conclui.

Durante a trama, a protagonista conhece dois possíveis pais: Eduardo Moscovis (Paco), artista plástico que sofre de bloqueio criativo, e Marcelo Médici (Giovanne), um consultor financeiro desiludido e recém-divorciado. Com medo de magoá-los, ela tenta impedir de maneira atrapalhada que os dois se encontrem. Entre indas e vindas, o filme nos envolve na expectativa de descobrir quem é o verdadeiro pai de Vicenza.



Em entrevista, a diretora também destacou o ótimo desempenho de Maísa como atriz. "Quando cheguei, o filme já era estrelado por ela. Essa menina é especial. Ela tem o brilho do ator, o star quality, para mim ela é realmente uma estrela."

O elenco ainda conta com a cantora Fafá de Belém, no papel de Mãe Lua, conselheira espiritual da comunidade “Universo Cósmico”, onde a protagonista foi criada. “Eu gosto sempre de abrir várias possibilidades na formação do elenco e foi assim que chegamos no nome da Fafá. Achamos que era quase impossível, mas ela se abriu em felicidade e ainda perguntou se podia deixar o cabelo branco para interpretar a personagem, foi por conta dessa oportunidade que ela fez essa mudança”, conta Cris D’Amato.

“Um filme não é de um diretor, é de uma equipe. Eu tive a sorte de ter uma equipe coesa e fazia muitos anos que eu não era tão feliz em uma produção. Acho que “Pai em Dobro” será um sucesso porque é um filme feito no Brasil, mas com temática universal.”

Veja o trailer do filme: