Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/Disney+
Divulgação/Disney+

Depois de um ano sem blockbusters nos cinemas devido à pandemia, o MCU (Universo Cinematográfico Marvel) deu seu primeiro passo no streaming com a estreia de WandaVision. Os dois primeiros episódios da aguardada série dos heróis Feiticeira Escarlate e Visão chegaram à plataforma Disney+ nesta sexta (15) recheados de mistério e referências.

Atenção: Este texto contém spoilers leves dos episódios 1 e 2 de WandaVision.

No primeiro episódio, o casal composto por Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen) e o androide Visão (Paul Bettany) vive uma homenagem às comédias televisivas dos anos 50 e 60, como I Love Lucy e The Dick Van Dyke Show. Gravado à moda antiga, num auditório com plateia, o episódio também emula os efeitos especiais, o humor e as confusões comuns das sitcoms dessa era.

O formato recria até as pausas para os comerciais, com propagandas que trazem pistas sobre o que realmente pode estar acontecendo na trama. 

Um deles vende uma torradeira produzida pelas Indústrias Stark, empresa fundada por Howard Stark e posteriormente comandada por Tony Stark, o Homem de Ferro. A referência tem implicações sombrias, já que Wanda e seu irmão, Pietro Maximoff, sobreviveram quando crianças a um ataque de um míssil produzido pela mesma empresa.


Outro comercial promove um relógio chamado Strucker que carrega o conhecido logotipo da Hydra. No universo Marvel, o Barão Wolfgang von Strucker é um dos líderes da organização e esteve envolvido no experimento que deu a Wanda os seus poderes.

O segundo episódio traz uma abertura animada no estilo de outro clássico da TV: A Feiticeira. Não é por acaso, já que WandaVision repete justamente a história de uma dona de casa suburbana que tenta esconder seus poderes mágicos da vizinhança.


Espectadores mais atentos vão notar que as interrupções misteriosas da fantasia televisiva de Wanda e Visão sempre surgem marcadas pelo símbolo de uma espada. A imagem é familiar para os fãs dos quadrinhos: trata-se do emblema da S.W.O.R.D., uma agência de inteligência do universo Marvel. Ainda é cedo para dizer qual será o envolvimento da organização na história de WandaVision, mas uma coisa é certa: muitos mistérios ainda vão se desenrolar nos sete próximos episódios da temporada. 

Novos episódios de WandaVision vão ao ar às sextas, no Disney+