Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Alisson Louback/Netflix
Alisson Louback/Netflix

A nova série original brasileira da Netflix, "Cidade Invisível", que tem como foco principal o folclore, está fazendo grande sucesso. A produção, que estreou na plataforma no dia 5 de fevereiro, tem como ponto de partida o drama enfrentado por Eric (Marco Pigossi), policial ambiental atordoado pela morte da esposa Gabriela (Julia Konrad), que morreu em um incêndio misterioso

Cerca de um mês depois da tragédia, o personagem principal se depara com o surgimento de um boto-cor-de-rosa em uma praia do Rio de Janeiro. A partir daí, figuras das lendas folclóricas como, Cuca, Curupira, Saci-pererê e a sereia Iara começam a aparecer na trama. 

"Cidade Invisível" tem sete episódios e traz temas relevantes e atuais como a preservação ambiental e o resgate da cultura popular brasileira. Protagonizada por Marco Pigossi e Alessandra Negrini, a série é o primeiro projeto live-action de Carlos Saldanha, diretor brasileiro indicado ao Oscar e conhecido pelas franquias animadas "A Era do Gelo" e "Rio", além da animação "O Touro Ferdinando".

Reveja três programas do Panorama, da TV Cultura, que abordam o folclore como tema principal e que contam com a apresentação de Andresa Boni:

1 - Em 2017, o Panorama contou com uma entrevista com o cineasta Paulo Morelli, diretor do longa 'Malasartes e o duelo com a morte". Além dele, também participou do programa a escritora e jornalista Januária Cristina Alves, autora do livro "Abecedário de personagens do folclore brasileiro", que serviu de fonte para "Cidade Invisível".

2 - Em 2018, o programa Panorama voltou a entrevistar Januária Cristina Alves. Além dela, os atores do Quintal da Cultura José Eduardo Rennó, o Ludovico, e Jonathan Faria, o Osório, também participaram da conversa.

3 - Em 2019, no Dia Nacional do Livro Infantil e também nascimento de Monteiro Lobato, 18 de abril, o programa homenageou o escritor.