Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

Se estivesse vivo, George Harrison completaria 78 anos nesta quinta-feira (25). Conhecido como “o beatle quieto”, o guitarrista da banda britânica mais famosa do mundo introduziu a cultura indiana em suas composições, produziu os clássicos "Within You Without You", "While My Guitar Gently Weeps", "Here Comes the Sun" e "Something".

Leia também: 80 anos de John Lennon: o que você talvez não saiba sobre o ex-Beatle

Na música, George também trazia aos Beatles influências folk, como Byrds e Bob Dylan, além de George Formby e Django ReinhardtCarl Perkins, Chet Atkins e Chuck Berry.

No quarteto dos Garotos de Liverpool, formado também pelos ícones Paul McCartney, John Lennon e Ringo Starr, George era o mais tímido e misterioso. Sua revolução, primeiro internalizada, foi externalizada após o desmanche do grupo. Convertido ao hinduísmo, o guitarrista se dedicou a trabalhos solos e conquistou o primeiro lugar na Billboard durante cinco semanas com o álbum All Things Must Pass.

George morreu em 2001, aos 58 anos, vítima de um câncer de pulmão. Seus últimos anos de vida foram ao lado da mulher Olívia e do filho Dhani. O músico vivia de maneira pacata e trabalhava de forma discreta, lançando músicas esporadicamente, pois preferia se dedicar à jardinagem.

Para comemorar o aniversário do beatle, confira algumas curiosidades:

1) Ele foi o primeiro Beatle a fazer uma turnê solo com a Dark Horse, de 1974;

2) E também foi o primeiro Beatle a atingir simultaneamente o topo das paradas com a canção My Sweet Lord, em 1970;

3) Fundou a produtora de filmes Handmade Films, em 1978 para financiar o clássico de Monty Python, The Life Of Brian;

4) Seu aniversário é comemorado dia 25 de fevereiro, mas Harrison nasceu dia 24, às 23h50;

5) Além de guitarra e cítara (instrumento indiano), o músico também tocava outros 26 instrumentos, como xilofone, atabaque, gaita e metalofone, por exemplo;

6) A cor favorita do beatle era roxo;

7) Harrison e McCartney já se conheciam dos tempos de escola, quando tinham 11 e 12 anos, eles conversavam no ônibus escolar. Mais tarde, George estudou no mesmo colégio que Lennon, mas nunca chegaram a se falar;

8) A primeira temporada de shows dos Beatles em Hamburgo, na Alemanha, teve que ser encerrada após descobrirem que George tinha apenas 17 anos e, por ser menor de idade, foi deportado do país;

9) Ele aderiu ao vegetarianismo quando tinha 22 anos e não permitia que carnes e peixe entrassem em sua casa;

10) O violino tocado em "All You Need Is Love", um dos maiores clássicos dos Beatles, foi tocado por Harrison, que nunca havia pegado o instrumento antes.

Como de costume, os perfis dos integrantes da banda postaram homenagem a Harrison nas redes sociais. O perfil de John Lennon escreveu "Feliz aniversário George Harrison!".

Já McCartney postou uma foto de ambos com a legenda "Tenha um ótimo dia no que teria sido o aniversário do meu amigo George".

O próprio perfil do George postou as felicitações.