Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay/Getty Images
Pixabay/Getty Images

1. Temos cinco planetas considerados anões

No momento, são: Plutão, Haumea, Ceres, Makemake e Éris.

2. Vênus não apresenta lua e se movimenta de forma retrograda

Estudos indicam que no passado colidiu-se com um grande asteroide, que alterou o seu sentido de rotação no Sistema Solar e muitos outros fatores.

3. Urano é o planeta mais frio

Ele pode chegar a -224ºC, além disso, possui ventos de 900km/h e sua rotação é virada de lado.

Veja imagens: Webstory: Curiosidades sobre o Sistema Solar

4. O sistema solar não acaba em Plutão

Existem objetos orbitando o sol que estão consideravelmente mais distantes do que Plutão, como os do Cinturão de Kuipe e da Nuvem de Oort.

5. Nós vivemos “dentro” do Sol

A atmosfera externa do sol se estende muito além de sua superfície visível e nosso planeta orbita nessa atmosfera tênue, que se estende por pelo menos 16 bilhões de quilômetros.

6. O sistema solar possui mais de 200 luas

Também conhecida como satélites naturais, 19 luas são grandes o suficiente para serem considerados planetas ou planetas anões se estivesse em órbita direta ao redor do Sol.

7. Existem rochas de Marte na Terra

Análises químicas encontraram na Antártida, no Saara e em outros lugares, meteoritos de Marte, devido a um possível impacto de meteoros ou de asteroides no planeta.

8. O planeta mais quente não é o mais próximo do Sol

Apesar de muitos pensarem que é Mercúrio, na verdade é Vênus. A explicação é por ele possuir uma atmosfera muito mais densa.