Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook

1. Rejeitado pela Adidas

Em 1984, Jordan tinha o desejo de fechar com a alemã Adidas, mas foi rejeitado por não ser alto o suficiente para propagandas. Tempos depois, ele assina com a Nike e o resultado foi estrondoso: nasceu uma maiores parcerias mercadológicas de todos os tempos, com inúmeros modelos de tênis que levam o nome da lenda. Ao redor do mundo, são produtos extremamente cobiçados por pessoas de todas as idades.

2. Já jogou beisebol

Em 1994, o ícone decidiu seguir novos rumos esportivos e foi para o beisebol, outra paixão em comum com seu pai, James — falecido em 1993. Jordan assinou contrato com o Birmingham Barons, equipe das ligas menores ligada ao Chicago White Sox. Sem muito sucesso nos campos, retornou às quadras e ao Chicago Bulls.

3. Super-herói de desenho animado

Além de ser protagonista no filme Space Jam, Jordan também foi personagem de desenho animado. Ainda no início dos anos 90, deu vida a um super-herói em uma série chamada ProStars. Nas telinhas, o astro ajudava a salvar o mundo ao lado de grandes nomes de outros esportes como Wayne Gretzky (Hóquei) e Bo Jackson (Beisebol).

Veja imagens: Webstory: Cinco curiosidades sobre Michael Jordan

4. Retorno humanitário

Em 2001, Michael Jordan anunciou um novo retorno ao basquete. Porém, dessa vez, para um ato humanitário. Ele fechou com o Washington Wizards e, com toda sua solidariedade, doou todo seu salário anual para organizações que ajudavam famílias prejudicadas pelo atentado de 11 de setembro.

5. Rosto do McDonald's

Até hoje, só existem duas personalidades no mundo convidadas para estampar o rosto em uma campanha publicitária do McDonald's: Michael Jordan (1992) e o rapper Travis Scott (2020). Na época, o rei do basquete uniu forças com a gigante do fast food — que resultou no exclusivo lanche "McJordan".