Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Instagram
Instagram

Esta lista é para as mulheres que têm interesse em trocar os absorventes convencionais internos e externos pelo coletor menstrual, mas ainda têm dúvidas sobre o que é verdade e o que é mentira desse copinho de silicone.

1- Alergias? MITO

O material do coletor não aumenta o risco de alergias. Os copinhos são fabricados com material hospitalar e são hipoalergênicos, tornando-os indicados para mulheres que sofrem com alergias na área íntima durante o uso de absorventes externos e internos.

2- Tamanhos diferentes? VERDADE

Existe mais de um tamanho de coletor. O menor, para mulheres que não tiveram filhos, e o maior para as que já são mães.

3- Lenços umedecidos? MITO

Não deve ser higienizado com lenços umedecidos ou álcool. O indicado é que o produto seja lavado somente com água fria e sabão neutro e é recomendado que, a cada ciclo, ele seja limpo com água fervente em uma panela de inox, ágata ou vidro separada só para isso.

4- Dobrar de várias formas? VERDADE

O copinho pode ser dobrado de várias formas. Existem nove tipos de dobras diferentes para facilitar a inserção do coletor menstrual. O indicado é ir testando até encontrar a mais simples e confortável para você.

5- Ele dura para sempre? MITO

O recomendado é trocar a cada 3 anos ou até antes, caso você perceba que o copinho está com alguma rachadura ou rugosidade.

6- Pode cortar o "cabinho"? VERDADE

A função dele é auxiliar na colocação e remoção do coletor, mas se você já tem prática e quiser cortá-lo é possível. Apenas tome cuidado para não furar o copinho.

Veja imagens: Webstory: Coletor menstrual, mitos e verdades

7- Ele machuca? MITO

O coletor menstrual não causa nenhum tipo de incômodo e foi desenvolvido de forma que a mulher não sente desconforto. Se ele está incomodando, provavelmente você o inseriu de forma errada ou não cortou o cabinho.

8- Ele é uma opção mais econômica? VERDADE

O primeiro investimento no coletor menstrual pode assustar, porque as mulheres estão acostumadas a pagar barato por absorventes, mas se fizerem as contas de quanto gastam por ano na compra de pacotes, o copinho é uma opção bem mais econômica, já que dura anos. 


9- Posso usar por até 12 horas? VERDADE

O coletor menstrual pode ser usado por até 12 horas, mas cada corpo é um corpo, portanto, se você tem um fluxo mais intenso, talvez precise esvaziar ele mais vezes durante o dia.

10- Academia e piscina? VERDADE

É possível sim ir à academia e entrar na piscina com o coletor. Com o coletor, a mulher pode malhar, correr e até nadar. Entretanto, nos dias de fluxo intenso, o indicado é praticar esportes com menor impacto.