Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura
Divulgação/TV Cultura

Os Camundongos Aventureiros

Na história, Emily e Alexander são dois camundongos que são primos e moram nos Estados Unidos. Eles viajam para diferentes países do mundo, visitando outros familiares, fazendo novos amigos e solucionando casos misteriosos, onde, na maioria das vezes, o autor dos crimes que acontecem é o Sem Rabo Não Vale Nada.

A série de desenho animado foi produzida pela France Animation, Cookie Jar Entertainment e HBO. De 5 de abril de 1998 a 29 de outubro de 1999 foi exibida pela HBO. No Brasil, foi transmitida pela TV Cultura.

Os Sete Monstrinhos

Belezas à parte, “Os Sete Monstrinhos” mostram como uma família unida, engraçada, divertida e inteligente resolve seus inúmeros problemas.

A série de desenho animado canadense foi criada pelo escritor americano Maurice Sendak e baseada no livro “Seven Little Monsters”.

As Aventuras de Tintim

O herói das séries é o personagem Tintim, um jovem repórter e viajante belga que é auxiliado em suas aventuras pelo cão Milu.

A série de histórias em quadrinhos foi criada pelo autor belga Georges Prosper Remi, mais conhecido como Hergé, em 1929.

De onde vem?

Produzida em 2001, permaneceu em reprise desde a estreia e foi retransmitida por diversos canais brasileiros.

O desenho tem como objetivo tirar dúvidas corriqueiras de crianças de até seis anos de idade. O auge do sucesso do programa foi entre 2004 e 2005. Na época, o desenho foi líder de audiência na TV Cultura.

Charlie e Lola

Embora tenha sido lançada voltada para crianças de três a sete anos, também conseguiu conquistar adultos, devido as histórias bem-humoradas e relacionáveis.

O enredo da história gira em torno de Lola, uma garotinha de quatro anos bastante energética e imaginativa. Além de seu irmão mais velho de sete anos Charlie, que é bastante paciente e usa o amor e a imaginação para ensinar coisas novas para sua irmãzinha.

Doug

A série animada americana conta a história de um garoto de 12 anos chamado Douglas Yancey "Doug" Funnie.

A popularidade da produção desenvolveu mercadorias, como roupas, brinquedos e uma série de livros, longa-metragem, videogame e um musical ao vivo.

Veja imagens: Webstory: Programas infantis transmitidos na TV Cultura 

Mundo da Lua

O seriado brasileiro foi produzido e exibido pela TV Cultura, criado por Flávio de Souza e protagonizado por Luciano Amaral. Transmitido originalmente entre 6 de outubro de 1991 e 27 de setembro de 1992, totalizou 52 episódios.

O seriado apresenta Lucas Silva e Silva, um garoto que ganha um gravador de seu avô paterno ao completar dez anos de idade. Em meio aos problemas típicos da passagem da infância para a adolescência, ele cria no gravador histórias a partir de como gostaria que as coisas fossem.

Arthur

Baseada nos livros de Marc Brown e produzida desde 1996, é protagonizada por uma família de porquinhos da índia canadense-estadunidense, que fez sucesso no mundo inteiro.

Timothy Vai À Escola

Produzido em 2000, o desenho foi exibido na TV Cultura e teve ótima audiência e recepção no Brasil.

Conta a história de Timothy, um guaxinim, de cinco anos, que está prestes a viver seu primeiro ano escolar. Porém, o personagem não é a atenção de todos os episódios, em cada um deles, mostra-se o cotidiano escolar de todos os alunos da escola.

Caillou

Lançado em 1997, é baseada na série de livros franceses pré-escolares escritos por Christine L'Heureux e ilustrados por Hélène Desputeaux.

O seriado infantil aborda temas como a família, comportamento social, amizades e emoções.

Historinhas de Dragões

Conta as aventuras de duas crianças Max e Emília que através de uma escama mágica são capazes de se tele transportarem para a Terra dos Dragões.

A série foi baseada a partir de uns esboços feitos por Ron Rodecker após uma cirurgia na Laguna Beach em 1965, que ficaram guardados por um longo tempo até Jim Coane encontrar os esboços e decidir adaptá-los numa série infantil.