Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura
Divulgação/TV Cultura

Carolina de Jesus

Mais conhecida pelo seu livro “Quarto de Despejo: Diário de uma favelada”, foi uma escritora, compositora e poetisa brasileira.

Carolina viveu boa parte de sua vida na favela do Canindé, na zona norte de São Paulo, sustentando a si mesma e seus três filhos como catadora de papéis.

Morreu aos 62 anos, vítima de uma crise de insuficiência respiratória, devido à asma. Neste ano, a Universidade Federal do Rio de Janeiro concedeu o título de Doutora Honoris Causa à escritora.

Rachel de Queiroz

Nascida em Fortaleza, no Ceará em 1910, a tradutora, romancista, escritora, jornalista, cronista prolífica e dramaturga marcou a história brasileira.

A autora de destaque na ficção social nordestina, foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras em 1977. Sua principal obra, o romance “O quinze”, publicado em 1930 é celebrada como um dos principais representantes do regionalismo modernista.

Morreu em 2003, vítima de problemas cardíacos, no seu apartamento no Rio de Janeiro, dias antes de completar 93 anos.

Clarice Lispector

A ucraniana se mudou com a família para o Brasil ainda bebê e, aqui, viveu boa parte da vida. A autora de romances, contos, e ensaios é considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX.

Ficou conhecida pela construção de personagens de forma intimista e pelos processos de epifania presentes nas suas obras. Seu primeiro romance, “Perto do Coração Selvagem” publicado em 1944 já carregava tais características.

Logo após a publicação do romance “A Hora da Estrela”, foi hospitalizada com câncer de ovário e faleceu em 9 de dezembro de 1977, um dia antes de seu 57° aniversário.

Conceição Evaristo

A escritora mineira, de Belo Horizonte e doutora em Literatura Comparada aborda em seus textos a experiência de opressão e marginalidade, com forte valorização da memória ancestral.

Seus primeiros textos literários foram publicados na série “Cadernos negros”, e seu primeiro romance, “Ponciá Vicêncio”, foi publicado, pela primeira vez, em 2003.

Veja imagens: Webstory: Grandes escritoras brasileiras

Cecília Meireles

A escritora, jornalista, professora e pintora, é considerada uma das mais importantes poetisas do Brasil. Sua obra de caráter intimista possui forte influência da psicanálise com foco na temática social.

Entre as homenagens que recebeu pelas produções estão: O Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras, Prêmio de Tradução de Obras Teatrais, Prêmio Jabuti de Poesia, Doutora "Honoris Causa" pela Universidade de Delhi, na Índia, entre outros.

Cora Carolina

Pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, foi uma poetisa e contista brasileira. Seu primeiro livro, “Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais” foi publicado em junho de 1965, quando já tinha quase 76 anos de idade, apesar de escrever seus versos desde a adolescência, publicando-os posteriormente nos jornais da cidade de Goiânia e de outras cidades.

Ao completar 50 anos, relatou ter passado por uma profunda transformação interior, em que deixou de atender pelo nome de batismo e assumiu o pseudônimo que escolhera para si muitos anos atrás. Cora faleceu em Goiânia, aos 95 anos, de pneumonia.

Hilda Hilst

A poeta, ficcionista, cronista e dramaturga brasileira, é considerada pela crítica especializada como uma das maiores escritoras em língua portuguesa do século XX. Seu trabalho aborda temas como misticismo, insanidade, erotismo e libertação sexual feminina.

A escritora morreu em 2004, aos 73 anos, em Campinas, interior de São Paulo após ter tido falência múltipla de órgãos e sistemas.