A 93ª cerimônia do Oscar aconteceu na noite do último domingo (25). O filme "Nomadland" se consagrou como o grande vencedor da noite com os prêmios de melhor filme, melhor atriz para Frances McDormand e melhor direção para Chloé Zhao. Ela se tornou a segunda mulher a vencer na história da categoria. Kathryn Bigelow foi a primeira em 2010.
Esta edição do Oscar foi a que mais premiou mulheres. Ao todo, 17 ganharam o prêmio. Anthony Hopkins, 83, ganhou como melhor ator pelo filme "Meu pai" e se tornou o ator mais velho a receber a estatueta na categoria.
A academia premiou dois atores não brancos nas categorias de atuação coadjuvantes. Daniel Kaluuya levou o prêmio por seu papel em "Judas e o Messias Negro" e Youn Yuh-jung venceu com "Minari".
Leia também: Veja quais filmes indicados ao Oscar 2021 estão disponíveis nas plataformas de streaming
Ann Roth, 89, se tornou a mulher mais velha a ganhar um Oscar após vencer na categoria de Melhor Figurino por "A voz suprema do blues". E Mia Neal, Sergio Lopez-Rivera e Jamika Wilson se tornaram os primeiros negros vencedores da categoria de Melhor Maquiagem e Cabelo, também por "A voz suprema do blues".
Veja a lista de ganhadores:
Melhor filme
"Meu pai"
'"Judas e o messias negro"
- "Mank"
- "Minari"
- "Nomadland"
- "Bela vingança"
- "O som do silêncio"
- "Os 7 de Chicago"
Melhor atriz
- Viola Davis - "A voz suprema do blues"
- Andra Day - "Estados Unidos Vs Billie Holiday"
- Vanessa Kirby - "Pieces of a woman"
- Frances McDormand - "Nomadland"
- Carey Mulligan - "Bela vingança"
- Melhor ator
- Riz Ahmed - "O som do silêncio"
- Chadwick Boseman - "A voz suprema do blues"
- Anthony Hopkins - "Meu pai"
- Gary Oldman - "Mank"
- Steve Yeun - "Minari"
Melhor direção- Thomas Vinterberg - "Druk - Mais uma rodada"
- David Fincher - "Mank"
- Lee Isaac Chung - "Minari"
- Chloé Zhao - "Nomadland"
- Emerald Fennell - "Bela vingança"
Melhor atriz coadjuvante- Maria Bakalova - "Borat: fita de cinema seguinte"
- Glenn Close - "Era uma vez um sonho"
- Olivia Colman - "Meu pai"
- Amanda Seyfried - "Mank"
- Youn Yuh-jung - "Minari"
Melhor ator coadjuvante- Sacha Baron Cohen - "Os 7 de Chicago"
- Daniel Kaluuya - "Judas e o messias negro"
- Leslie Odom Jr. - "Uma noite em Miami"
- Paul Raci - "O som do silêncio"
- Lakeith Stanfield - "Judas e o messias negro"
Melhor filme internacional- "Druk - Mais uma rodada" (Dinamarca)
- "Shaonian de ni" (Hong Kong)
- "Collective" (Romênia)
- "O homem que vendeu sua pele" (Tunísia)
- "Quo vadis, Aida?" (Bósnia e Herzegovina)
Melhor roteiro adaptado- "Borat: fita de cinema seguinte"
- "Meu pai"
- "Nomadland"
- "Uma noite em Miami"
- "O tigre branco"
Melhor roteiro original- "Judas e o Messias negro"
- "Minari"
- "Bela vingança"
- "O som do silêncio"
- "Os 7 de Chicago"
Melhor figurino- "Emma"
- "A voz suprema do blues"
- "Mank"
- "Mulan"
- "Pinóquio"
Melhor trilha sonora- "Destacamento blood"
- "Mank"
- "Minari"
- "Relatos do mundo"
- "Soul"
Melhor animação- "Dois irmãos: Uma jornada fantástica"
- "A caminho da lua"
- "Shaun, o Carneiro: O Filme - A fazenda contra-ataca"
- "Soul"
- "Wolfwalkers"
Melhor curta de animação- "Burrow"
- "Genius Loci"
- "If anything happens I love you"
- "Opera"
- "Yes people"
Melhor curta-metragem em live action- "Feeling through"
- "The letter room'"
- "The present"
- '"Two distant strangers"
- "White Eye"
Melhor documentário- "Collective"
- "Crip camp"
- "The mole agent"
- "My octopus teacher"
- "Time"
Melhor documentário de curta-metragem- "Collete"
- "A concerto is a conversation"
- "Do not split"
- "Hunger ward"
- "A love song for Natasha"
Melhor som- "Greyhound: Na mira do inimigo"
- "Mank"
- "Relatos do mundo"
- "Soul"
- "O som do silêncio"
Canção original- "Fight for you" - "Judas e o messias negro"
- "Hear my voice" - "Os 7 de Chicago"
- "Husa'vik" - "Festival Eurovision da Canção: A saga de Sigrit e Lars"
- "Io sì" - "Rosa e Momo"
- "Speak now" - "Uma noite em Miami"
- Maquiagem e cabelo
- "Emma"
- "Era uma vez um sonho"
- "A voz suprema do blues"
- "Mank"
- "Pinóquio"
Efeitos visuais- "Problemas monstruosos"
- "O céu da meia-noite"
- "Mulan"
- "O grande Ivan"
“Tenet”
Melhor fotografia- "Judas e o messias negro"
- "Mank"
- "Relatos do mundo"
- "Nomadland"
- "Os 7 de Chicago"
Melhor edição- "Meu pai"
- "Nomadland"
- "Bela vingança"
- "O som do silêncio"
- "Os 7 de Chicago"
Melhor design de produção- "Meu pai"
- "A voz suprema do blues"
- "Mank"
- "Relatos do mundo"
- "Tenet"
REDES SOCIAIS