Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/YouTube
Reprodução/YouTube

Durante participação no programa “Saturday Night Live” no último sábado (8), Elon Musk, presidente da Tesla e da SpaceX, anunciou que tem Síndrome de Asperger, um tipo de autismo.

Em seu monólogo de abertura, ele falou: “Estou fazendo história hoje como a primeira pessoa com Asperger a apresentar o SNL. "Ou então a primeira pessoa a admitir isso", disse de maneira bem humorada.

A Síndrome de Asperger é uma condição psicológica que pertence ao espectro autista. Ela é caracterizada por dificuldades na internação social e comunicação não-verbal. Pacientes da síndrome costumam apresentar comportamentos repetitivos e serem mais restritos.

Esse tipo de síndrome é considerada diferente do autismo mais tradicional. Mesmo estando dentro do mesmo espectro, quem tem asperger não possui atraso global cognitivo ou de linguagem.

Leia também: Barack e Michelle Obama lamentam a morte de Bo, cachorro da família durante mandato presidencial

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças Americano, o diagnóstico de “Transtorno do Espectro Austista (TEA) inclui várias condições. Antigamente, costumavam ser diagnosticadas separadamente: transtorno autista, transtorno invasivo do desenvolvimento não especificado (PDD-NOS, em inglês) e a Síndrome de Asperger. Atualmente, essas condições pertencem ao espectro autista.