Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Unsplash
Reprodução/Unsplash

1 - Carcassone, França

Carcassone é um dos destinos mais visitados por quem ama cidades medievais. Localizada no Sul da França, o lugar é um acervo vivo da história. O castelo no topo do morro da cidade foi feito para ser ponto estratégico militar na época do Império Romano e conta com 52 torres. Além disso, foi incluído como Patrimônio Histórico da UNESCO pela beleza arquitetônica e importância histórica em 1997.

O castelo da cidade foi inspiração para o filme “A Bela Adormecida”, da Disney.

2 - Brugues, Bélgica

Brugues é para quem tem vontade de sentir o clima medieval e gosta de cidade pequena. O lugar, que fica a uma hora de trem de Bruxelas, oferece lindas casas medievais, patrimônios históricos, catedrais e belos canais para passeios românticos de barco. Brugues foi tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 2000 e dois anos depois, em 2002, ganhou o título de Capital Europeia da Cultura.

3 -York, Inglaterra

A arquitetura medieval continuou com os aspectos históricos preservados. O lugar mais famoso é a catedral de Catedral de York, que foi construída no ano 71 a.D., pelos romanos. Também é possível visitar o museu Richard III Experience at Monk Bar e o castelos de Allerton.

4 -San Gimignano, Itália


Sam Gimignano fica em uma colina da Toscana, no sudoeste de Florença. A cidade foi construída por volta do século XII e XIII e a arquitetura feita neste período continua preservada no local. Conta com diversas torres medievais, inclusive a Torre Grossa de pedra. O Duomo di San Gimignano é uma igreja que relembra o clima dos anos anteriores e foi fundada no século XII.

Veja imagens: Webstorie: Cidades medievais para conhecer na Europa

5 -Cochem, Alemanha

Às margens do Rio Mosela, Cochem é mais uma cidade encantadora. Com a arquitetura preservada, o local é um ótimo passeio para quem ama vinhos e lugares medievais. É possível passear por castelos e pequenos vilarejos da região.

6 - Dubrovnik, Croácia


Fundada no século VII, o lugar é um dos mais bonitos da Croácia. Rodeada por casas e muros medievais, que foram erguidos por volta do século XVI, Dubrovnik ainda tem uma bela vista para o Mar Adriático.

7 -Toledo, Espanha

Toledo é uma cidade localizada em uma colina sobre as planícies de Castilla-La Mancha, no centro da Espanha. Uma das curiosidades sobre o lugar é que Toledo já foi capital do país durante o reino de Castela, no século XI.

Toledo passou por diversos momentos históricos e o principal aconteceu no século XII, quando um grupo dominou a Península Ibérica. Por conta disso, a cidade também é Patrimônio da Humanidade pela Unesco.