Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Instagram One Direction
Reprodução/ Instagram One Direction

Boy band é um tipo de grupo musical constituído de cantores do sexo masculino que, desde os anos 60, tem sido importante para o cenário musical pop. Embora existam diversos estilos e tipos, o conceito básico são garotos cantando sobre amor, algo que vem se renovado para as novas gerações. Por isso, fizemos uma lista com as 10 maiores boy bands de todos os tempos.

1 - Backstreet Boys

Sem dúvida, os Backstreet Boys são a maior boyband da história do mercado musical. O quinteto norte-americano composto por Kevin, Bryan, Nick, Aj e Howie, teve incontáveis músicas de sucesso. Com mais de 120 milhões de álbuns vendidos mundialmente, eles foram um sucesso de vendas no fim dos anos 90 e início dos anos 2000. Com os hits "Everybody’’, de 1997, e “I Want It That Way”, de 1999, a banda arrastou multidões por diversos países. O nono álbum de estúdio do grupo, DNA, que foi lançado em 2019, estreou em número um nas paradas de álbuns de diversos países, incluindo a Billboard 200, tornando o Backstreet Boys o primeiro grupo masculino de música pop a liderar a parada americana em três décadas diferentes.

2 - The Jackson 5

Surgido em 1964, o Jackson 5 foi a boy band da Motown. O grupo vendeu mais de 113 milhões de álbuns e teve sucessos como "Abc" e "I’ll Be There", sendo os criadores do ritmo blues voltado para o público teen. Obviamente, eles são mais conhecidos por terem marcado o início da carreira do rei do pop Michael Jackson, mas as garotas adolescentes se apaixonaram pelos irmãos mais velhos, Tito, Jermaine, Jackie e Marlon.

3 - New Kids on the Block

Os New Kids on the Block teve sucesso nos anos 80, com músicas como, “Please Don’t Go Girl” e “Step by Step”. O grupo formado por Jordan, Jonathan, Joe, Donnie e Danny, se separou em 1994. Porém, voltaram às atividades em 2008 e seguem até hoje fazendo seus shows pelos Estados Unidos e carregam um grande número de fãs.

4 - Nsync

Formado na Flórida, o Nsync foi composto por Lance, Jc, Joey, Cris e o mais conhecido de todos, Justin Timberlake. O grupo dividiu a cena pop no final dos anos 90 com os Backstreet Boys, conseguindo hits gigantescos como "Bye Bye Bye" e "It’s Gonna Be Me"’, vendendo 70 milhões de álbuns, sendo que diversos de platina. Em poucos anos, o Nsync se tornou uma potência na música pop mundial. Por conta da carreira solo de Timberlake, o grupo se separou em abril de 2002. Durante a apresentação de Justin Timberlake no MTV Music 2013, o grupo teve sua última apresentação com todos os integrantes, cantando suas principais músicas.

Veja imagems: Webstory: As principais boy bands de todos os tempos

5 - One Direction

Sem dúvidas o One Direction colocou as boy bands no cenário da música outra vez, formado em 2010 no Reino Unido, na cidade de Londres, o grupo foi criado no programa The X Factor, composto por Louis, Niall, Liam, Zayn e Harry. A boy band já vendeu mais de 19 milhões de singles por todo o mundo, 10 milhões de álbuns, e arrecadou 5 milhões em apenas 10 apresentações com sua primeira turnê em 2012. No total, foram mais de 70 milhões de discos vendidos em todo o mundo, vinte e seis milhões apenas nos Estados Unidos, esse feito ficou conhecido como a segunda invasão britânica, visto que os Beatles já haviam invadido a américa com o rock dos anos 60. O grupo teve sucessos como ‘’Story Of My Life’’, ’’ You And I’’ e ‘’What Makes You Beautiful’’. No ano de 2015 Zayn deixou o grupo, e logo após a banda terminou, mas os fãs acreditam em um retorno no próximos anos.

6 - Jonas Brothers

Os irmãos Kevin, Nick e Joe, começaram a carreira no ano de 2005, e ficaram conhecidos após aparições no filme da Disney, o Camp Rock. No ano de 2009, eles ganharam uma série no canal americano, que ficou bastante popular no Brasil, mas foi cancelada no ano seguinte. Desde então eles já venderam mais de vinte milhões de álbuns em todo o mundo, e com músicas como ‘’Kids of the Future" e "I Wanna Be Like You", eles ganharam mais de 40 álbuns de ouro e já venceram mais de 50 prêmios ao redor do mundo. Após um hiato que durou seis anos, os irmãos voltaram a lançar uma música no ano de 2019, o single, "Sucker", a canção entrou no trend toppic do ITunes horas após a sua liberação. A pré-estreia do clipe oficial de Sucker em menos de 24 horas, chegou a mais de 5 milhões de visualizações, tornando-se a primeira boy band do mundo a conseguir emplacar um hit tão rápido.