Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Julia Rugai/TV Cultura
Julia Rugai/TV Cultura

Entrevistada no #Provoca desta terça (14), a historiadora Arlene Clemesha comentou o incêndio na estátua do bandeirante Borba Gato, em São Paulo, que ocorreu em julho deste ano.

"Tocar fogo não resolve, evidentemente. O caso é que já havia alguns processos sendo discutidos, tramitando na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), para a remoção daquela estátua", comentou a convidada sobre o protesto, que levantou debates na sociedade civil e resultou em prisões. 

Leia também: "Fecham os olhos porque é aliado dos EUA", diz Arlene Clemesha sobre Arábia Saudita

"Claramente é necessário e eu apoio, sim, que se faça um trabalho de repensar nomes de rua, repensar estátuas. O que significaram essas pessoas, essas personalidades devem ser cultuadas? Será que aquela estátua deve ser levada para um museu?", prosseguiu a historiadora.

Questionada por Marcelo Tas sobre nomes de rua que homenageiam ditadores, ela disparou: "Acho que ditador tem que ir para o lixo da história mesmo, não tem nenhum problema. Pode enterrar a sete palmos."

Veja o trecho:


Leia também: "Muita preocupação": Arlene Clemesha comenta situação das mulheres no Afeganistão

Assista à entrevista na íntegra:


O #Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.