Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/Ice Creamy
Divulgação/Ice Creamy

Celebrado em 23 de setembro, o Dia do Sorvete inaugura a temporada de calor no Brasil, com o início da primavera. Na casquinha, na taça, no palito ou acompanhada de outros doces, esta sobremesa é uma das alternativas mais desejadas para refrescar nos dias quentes. Se você é fã de sorvete, acompanhe a seguir algumas curiosidades sobre a iguaria.

Veja imagens: Webstory: Curiosidades sobre o Dia do Sorvete

Comemoração

A data foi instituída no território nacional pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS). Comemorada desde 2002, a ocasião destaca as qualidades da sobremesa e incentiva sua produção. O mês escolhido para a homenagem deve-se ao aumento das temperaturas no país a partir de setembro, quando o consumo do produto cresce.

História

Existem algumas versões sobre sua origem. Entre elas, destaca-se a de que o sorvete teria sido criado na China há mais de 3 mil anos. À base de leite, arroz e neve, a mistura era conservada em poços. Outros defendem que seu surgimento se deu na Roma Antiga, a partir da combinação de neve, mel e suco de frutas, a pedido do Imperador Nero para saborear em festas da nobreza.

Acredita-se também que quem transportou a receita do Oriente para a Itália teria sido o viajante e mercador veneziano Marco Polo, em 1292. No entanto, a iguaria continha algumas alterações no preparo, entre elas a base de água. A sobremesa teria chegado à França por meio de Catarina de Médicis. Foi em Paris, no século XVII, que surgiu a primeira sorveteria do mundo.

Após espalhar-se pela Europa e alcançar a América, o sorvete começou a cair no gosto dos brasileiros a partir de 1835. Na época, uma dupla de comerciantes cariocas importou gelo dos Estados Unidos e passou a produzir a sobremesa no Brasil com frutas do país. Por falta de refrigeradores, eles divulgavam o dia e o horário em que a receita ficava pronta.

Variedades

A moda do sorvete estimulou a criação de uma série versões da sobremesa. Além de existirem as opções no palito, na casquinha e na taça, sua produção pode ser industrial ou artesanal. Entre as diferenças, a primeira leva corantes, essências e aromatizantes, enquanto a segunda utiliza ingredientes frescos e naturais.

Há ainda algumas sobremesas que se assemelham ao sorvete em termos de refrescância. O sorbet, por exemplo, não é produzido com leite e gorduras, mas sim com água, frutas e açúcar. Já o gelato, ou sorvete italiano, possui os mesmos elementos que compõem o sorvete tradicional, porém em proporções diferentes.

Consumo no Brasil

De acordo com Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), o país consumiu 1.050 milhões de litros em 2020. O volume equivale a 4,98 litros ingeridos por cada brasileiro naquele ano. O Sudeste se destaca como a região com mais consumidores (52%), seguida do Nordeste (19%).

Consumo no Mundo

A Nova Zelândia lidera o ranking dos países que mais consomem sorvete no planeta, com a ingestão per capita de 28,4 litros por ano. Em segundo lugar, encontram-se os Estados Unidos, com um consumo de 20,8 litros per capita por ano. Austrália, Finlândia e Suécia também se destacam como nações com considerável nível de ingestão de sorvete.

Bônus - Dica para celebrar o Dia do Sorvete

Deu água na boca? Aqui vai uma sugestão de ouro para comemorar a data da melhor forma: participe do sorteio da Ice Creamy! A rede vai presentear uma pessoa com um kit do Chef Émmerson Serandin, presidente e fundador da empresa. Para concorrer ao prêmio basta curtir a página da Ice Creamy no Instagram.

O sorteio será realizado no dia 24 de setembro, e o vencedor será divulgado na própria rede social. Boa sorte!