Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Lalo de Almeida/Amazonian Dystopia/W. Eugene Smith
Reprodução/Lalo de Almeida/Amazonian Dystopia/W. Eugene Smith

O fotógrafo Lalo de Almeida venceu o prêmio Eugene Smith pelo trabalho “Distopia Amazônica”. Ele é o segundo brasileiro a receber o reconhecimento. Em 1982 o ganhador foi Sebastião Salgado. Entre os premiados deste ano estão fotógrafos das Filipinas, Estados Unidos, México e Colômbia.

A série de Almeida mostra a destruição da floresta e os impactos ambientais e sociais. Entre as imagens captadas estão o desmatamento, incêndios florestais, mineração, construção da usina hidrelétrica de Belo Monte e a defesa das terras indígenas pelos próprios povos tradicionais contra invasores.

“O prêmio ajuda a colocar luz na questão da preservação da floresta amazônica, no modelo de desenvolvimento que acontece na região amazônica e como isso impacta a floresta e suas populações tradicionais. O prêmio é reconhecido internacionalmente então ele leva essa questão da preservação da Amazônia para um público maior, um público internacional, e eu acho que nesse momento crítico que o país atravessa, toda exposição em relação ao que está acontecendo na amazônia é bem vinda”, afirmou o fotógrafo em entrevista a TV Cultura.

Veja mais na edição desta quinta-feira (7) do Jornal da Tarde:

Leia mais: Casa Museu Ema Klabin e Osesp apresentam concertos online em outubro e novembro;Pedro Castillo anuncia renúncia de primeiro-ministro