Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Montagem: Divulgação
Montagem: Divulgação

Neste sábado, 20 de novembro, é comemorado o Dia da Consciência Negra. Nesta data tão importante, separamos 5 dicas de séries presentes nos principais serviços de streaming para maratonar e refletir sobre a cultura, vivência e luta por direitos das comunidades africanas e afrodiaspóricas.

Leia Também: Virada SP tem programação especial para Dia da Consciência Negra

Colin em preto e branco

Ex-quarterback dos San Francisco 49ers, afastado em 2017 pela NFL, Colin Kaepernick narra sua juventude através do prisma da questão racial. O atleta se tornou um dos grandes esportistas engajados na luta contra o racismo. Ele foi muito criticado após se ajoelhar durante o hino nacional dos Estados Unidos em protesto ao assassinatos de jovens negros pela polícia. Após essas manifestações antirracistas, Kaepernick não recebeu mais chances na liga norte-americana de futebol americano. A produção está disponível na Netflix.

Todo mundo odeia o Chris

Todo mundo odeia o Chris’, a série sobre infância e adolescência do ator e humorista norte-americano Chris Rock é um dos maiores sucessos entre os brasileiros. A trama gira em torno principalmente do relacionamento do garoto com sua família, amigos do bairro e a escola, onde ele é o único aluno negro. A produção, que teve início em 2005, é ambientada no Brooklin na década de 80 e consegue abordar assuntos sérios como o racismo de forma leve e descontraída. Pode ser assistida no Amazon Prime Video e no Globo Play.

Quem matou Malcolm X?

O brutal assassinato do ativista pelos direitos da população negra nos Estados Unidos e líder religioso islâmico Malcolm X, em 1965, ainda é coberto por incertezas. Mais de 50 anos depois do ocorrido, um adepto das ideias do revolucionário busca ir à fundo em uma investigação paralela para descobrir os pormenores do crime. A série documental está disponível na Netflix.

Veja Imagens: Webstory: Cinco séries para maratonar no 20 de Novembro

Guerras do Brasil.doc

Esta série documental aborda os principais conflitos armados ocorridos no Brasil. Dentre eles, o extermínio da população indígena no chamado “descobrimento”, a Guerra do Paraguai e a “Revolução de 1930”. O segundo episódio do material trata do sequestro dos escravos africanos trazidos para o país e, posteriormente, os atos de resistência dessas pessoas de se refugiarem nos quilombos, como o Quilombo dos Palmares, liderado por Zumbi. A série é original da Netflix.

Them

Como se não bastasse a dura missão de enfrentar o racismo na vizinhança e no trabalho durante os anos 50 nos Estados Unidos, em um bairro predominantemente branco de Los Angeles, uma família é obrigada a lidar com fenômenos assustadores e mortais dentro da própria casa. A série de terror pode ser assistida no serviço de streaming Amazon Prime Video.

Leia Também: Any Gabrielly, do Now United, relembra episódios de racismo na infância: “Não era aceita”

.