Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Com mais de 90 anos de existência, a cerimónia de entrega dos Academy Awards, ou Oscar, trouxe várias histórias dignas de serem relembradas. Veja algumas curiosidades sobre Oscar.

1- Walt Disney detém o recorde de mais premiado

O criador do Mickey Mouse recebeu nada mais, nada menos que 59 indicações e ganhou 22 delas, a grande maioria na categoria Melhor Curta-Metragem de Animação.

2 - Mulheres vencedoras na categoria Melhor Direção

Chegando à sua 94ª edição, o Oscar premiou apenas duas mulheres na categoria Melhor Direção. São elas: Kathryn Bigelow, em 2010, por seu filme “Guerra ao Terror” (2008), e Chloé Zhao, em 2021, por “Nomadland” (2021).

Veja imagens: Webstory: Cinco curiosidades sobre o Oscar

3 - "Envelopegate"

Um dos momentos mais memoráveis do Oscar, conhecido como “Envelopegate”, ocorreu durante a cerimônia de 2017. Os apresentadores da categoria Melhor Filme, Warren Beatty e Faye Dunaway, receberam o envelope errado, que continha as informações do prêmio de melhor atriz: Emma Stone. Ao abrir o envelope, Beatty mostrou a Dunaway, e ela anunciou o nome do filme pelo qual Emma Stone havia ganhado a estatueta: "La La Land: Cantando estações". O elenco e os produtores de La La Land subiram ao palco para receber o Oscar, mas durante o discurso de agradecimento, a produção da Academia percebeu o erro e teve de corrigir. O vencedor na verdade era o filme "Moonlight: Sob a Luz do Luar".

4 - Primeira pessoa negra a conquistar um Oscar

A primeira pessoa afro-americana a ganhar um Oscar foi Hattie McDaniel, na categoria Melhor Atriz Coadjuvante em 1940, por sua atuação em “E o Vento Levou”. A cerimônia aconteceu no Ambassador Hotel, onde uma política de segregação era aplicada. O produtor do filme conseguiu fazer com que a atriz entrasse no evento, contudo Hattie McDaniel não pode se sentar na mesa junto ao elenco.

5 - Atriz com o maior número de indicações

Meryl Streep detém o título de atriz mais indicada ao Oscar. Ao todo, ela recebeu 21 indicações e se consagrou campeã em 3 delas (em 1979, 1983 e 2012).