Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura/Narriman Romeiro
Divulgação/TV Cultura/Narriman Romeiro

O Metrópolis desta sexta-feira (24) recebe Tom Zé para falar em primeira mão sobre o lançamento de seu novo disco, “Língua Brasileira”. A edição também apresenta um dossiê com a escritora Elisa Lucinda, que destaca a personagem Edite das obras Livro do avesso: o pensamento de Edite e Quem me leva para passear. Em paralelo, comenta sobre o filme “Olhar de Edite”, de Gabriel Fagundes.

Sob o comando de Adriana Couto e Cunha Jr., a edição vai ao ar às 19h20, na TV Cultura.

Leia também: Rita Lee surge de cabelos curtos em clique do marido Roberto de Carvalho

No sofá do Metrópolis, Tom Zé conta sobre seu álbum que propõe-se a investigar a língua e a cultura, celebrando suas especificidades e riquezas, em contraponto à narrativa colonial e simplificadora da “descoberta” do Brasil e da disseminação da língua portuguesa. O disco é fruto de uma parceria entre o músico e o diretor teatral Felipe Hirsch, que também assina a direção artística do álbum, com produção musical de Daniel Ganjaman e Daniel Maia.

E o público também pode conferir o dossiê #OlharesdeEdite, no qual a escritora Elisa Lucinda fala sobre a personagem fictícia de suas obras, Edite: "Na cabeça de Edite cabe tudo. É um bairro, uma praça imensa, um palácio, um quarteirão, um país. Seu nome próprio, que é também um verbo, já diz a que veio: Edite", comenta.

Em um segundo momento, o Metrópolis apresenta o filme “Olhar de Edite”, que faz uma viagem pela vida de Edite Marques da Silva. Diva da Cooperifa e integrante do grupo de danças populares Flor de Lis, perdeu a visão no começo dos anos 2000 e desde então foi se adaptando a enxergar pelos olhos da poesia.

Leia também: Novas imagens de “Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder” mostram orcs da série

Rumo ao final, o programa exibe reportagem sobre o espetáculo “AnonimAto”, da Cia Mugunzá. "A montagem é um ponto de virada do grupo, pois saímos do seguro e adentramos em outras camadas de poesia", conta o ator Marcos Felipe.