Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução: TV Cultura
Reprodução: TV Cultura

O Estação Livre desta semana falou sobre a música de concerto e a representatividade negra nesse estilo musical.

A edição apresentou uma orquestra um tanto quanto diferente, formada por beatmakers. Confira:

Os beatmakers são os artistas responsáveis pelas produções musicais e batidas do rap. A orquestra ‘Beats Brasilis’ reuniu vários deles para fazer uma música clássica contemporânea.

“Nós temos o intuito de samplear (reutilização de uma música em outra produção) maestros clássicos da música brasileira. O que a gente faz é uma grande homenagem a estes profissionais”, explicou o maestro Giordano NGS.

Com relação à diferença musical, Giordano contou que a partitura é mais rítmica e com mais compassos, o que, segundo ele, ainda é difícil por ser novidade.

“É um desafio, é diferente. A gente fica ali na frente para mostrar o andamento rítmico para os integrantes e o tempo de cada um entrar.”

Leia mais: Maestro negro relata estereótipo na música clássica: “Sempre acham que sou pagodeiro”

Assista ao programa na íntegra:

O programa Estação Livre é apresentado pela jornalista e empreendedora Cris Guterres, considerada pela revista Forbes uma das criadoras de conteúdo mais inovadoras de 2020. Feita por uma maioria de mulheres pretas, a atração tem a missão de valorizar a cultura.