Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Vinícius Stasolla
Foto: Vinícius Stasolla

O Educativo do Museu da Casa Brasileira, instituição administrada pela Fundação Padre Anchieta, promove no dia 8 de outubro, às 10h, uma visita especial à exposição “Independências: Casas e Costumes no Brasil”.

A visita que é gratuita apresenta um retrato da cultura material brasileira junto a registros das diferentes arquiteturas ligadas às três matrizes culturais que constituem a base da formação sociocultural dos brasileiros: a do colonizador português, a dos africanos e a dos indígenas. Para participar é necessário se inscrever pelo site do MCB.

A mostra propõe uma relação entre móveis, objetos e artefatos, com roupas e indumentárias criadas pelo estilista Alexandre Herchcovitch e pela pesquisadora e figurinista Jennifer Ramos dos Santos, por ocasião da elaboração de “IndependênciaS”, série da TV Cultura.

Leia também: Jô Soares será homenageado em tributo musical em São Paulo

A programação, que ficará em cartaz até o fim de novembro, é também uma oportunidade para se conhecer um pouco da história das origens do desenho da materialidade cultural brasileira, sua variedade de formas de habitar, de vestir e de construir objetos e práticas cotidianas que espelham as múltiplas identidades sociais ligadas ao período das lutas por independência no país, desde o final do século XVIII até a abolição da escravatura, em 1888.

O conteúdo da mostra foi organizado por Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB, em diálogo com as equipes técnicas do museu, que contou com a participação curatorial da historiadora especialista na História da escravidão e das Relações Raciais nas Américas, Ynaê Lopes para o módulo da afrobrasilidade e do escritor, ambientalista e tradutor Kaká Werá Jecupé para o módulo dos povos originários, ambos também trabalharam como revisores críticos do roteiro da série.

Leia também: Alice Braga é confirmada em “Dark Matter”, nova série da Apple TV+

Serviço

Endereço: Av. Brig. Faria Lima, 2705 -- Jardim Paulistano, SP. O MCB não possui estacionamento. Prefira o transporte público.