Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução
Reprodução

James Earl Jones, ator responsável pelas vozes de Darth Vader, de 'Star Wars', e Mufasa, de Rei Leão, morreu nesta segunda-feira (9) nos Estados Unidos, aos 93 anos.

A informação foi confirmada por agentes do artista.

De acordo com a imprensa americana, James estava em sua casa no condado de Dutchess, em Nova York, junto da família. A causa da morte ainda não foi revelada.

James Earl Jones faz parte do seleto grupo de artistas que se tornaram EGOTs, ou seja, venceram prêmios Emmy, Grammy, Oscar e Tony ao longo da carreira.

O ator soma três Tonys, dois Emmys, um Grammy e um Oscar honorário em 2012. Em 1971, foi indicado ao Oscar de Melhor Ator por seu papel em ‘A Grande Esperança Branca’. 

Leia também: The Weeknd anuncia data de lançamento do 1º single do novo álbum

Alguns de seus papeis mais famosos no cinema foram a voz do vilão Darth Vader nos filmes e spin-offs da franquia Star Wars, a voz do leão Mufasa em Rei Leão. Ele também interpretou o rei de Zamunda, pai de Akeem (Eddie Murphy), em ‘Um príncipe em Nova York’, de 1988.

Em suas redes sociais, Mark Hamil, o Luke Skywalker de Star Wars, prestou condolências.

Um dos melhores atores do mundo, cujas contribuições para Star Wars foram imensuráveis. Ele fará muita falta. #RIP pai”, escreveu o ator, fazendo referência à cena icônica da franquia onde Darth Vader revela para o jovem jedi que é seu verdadeiro pai.

Ele também atuou em séries como ‘Anjo Maldito, onde venceu um Emmy de Melhor Ator em Série Dramática, e ‘Conflito em Los Angeles’, onde levou o Emmy de Melhor Ator Coadjuvante.

Leia também: “Divertida Mente 2” desbanca “Jurassic World” e se torna 8ª maior bilheteria da história