No Provoca desta terça-feira (15), Marcelo Tas recebe o filósofo e professor Pablo Ortellado.
Durante o programa, o professor afirma que o Brasil possui grande potencial para participar da “guerra de tecnologias”, assim como a China, que desenvolveu o DeepSeek — uma startup de inteligência artificial (IA) que rivaliza com a tecnologia da OpenAI, criadora do ChatGPT, em termos de capacidade, e que custa muito menos para ser criada.
“O Brasil tem dimensão para participar desse jogo, mas estamos muito tímidos nesse tabuleiro internacional. Poderíamos e deveríamos estar nesse jogo com criações”, diz Ortellado.
Ele ainda ressalta que o país conta com grandes universidades voltadas a esse tipo de projeto e desenvolvimento, com pessoas muito habilidosas, além de possuir mercado e escala para entrar nessa disputa.
“A China mostrou que, com menos recursos, é possível ser um ator relevante. A gente tem capacidade tecnológica, temos algum dinheiro, então podemos. Acho que falta sonhar um pouco mais alto”, afirma.
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças-feiras, às 22h, na TV Cultura, no aplicativo Cultura Play, no site oficial da emissora e no canal do programa no YouTube.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS