Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Narriman Romeiro
Foto: Narriman Romeiro

Do teatro ao mundo dos games, as edições do Metrópolis desta semana trazem novidades de diversas linguagens artísticas. Com apresentação de Adriana Couto e Cunha Jr., os programas são exibidos às 19h45, na TV Cultura.

Na terça-feira (10), a fotografia e o teatro ganham espaço. Para discutir o legado de Sebastião Salgado - fotógrafo documental brasileiro falecido em 23 de maio de 2025 - o Metrópolis convida Lalo de Almeida e João Farkas, fotógrafos consagrados cujos trabalhos exploram a relação entre homem e natureza, sempre com a denúncia como um pano de fundo.

Leia mais: Arena dos Saberes recebe Júlia Lemmertz e Orã Figueiredo nesta quinta-feira (12)

Outro destaque é o espetáculo Lady Tempestade, monólogo em cartaz protagonizado por Andréa Beltrão, que remonta a história de Mércia Albuquerque, advogada pernambucana que dedicou sua vida à defesa de presos políticos durante a ditadura.

Já na quarta-feira (11), a equipe do programa foi ao Mercado Municipal acompanhar uma gravação do spin-off Quintal da Cultura na Missão do Dia e entrevistar a diretora da produção, Elisabete Alves Rodrigues, além do elenco.

Ainda nesta edição, o diretor artístico do Festival Internacional do Documentário Musical In-Edit 2025, Marcelo Aliche, comenta os detalhes da 17º edição, que inclui produções sobre Cazuza, Letieres, John Lennon em carreira solo, Leci Brandão, Pagode 90, entre outros.

Na quinta-feira (12), Adriana Couto recebe a cantora e compositora Raquel Virgínia, que assina artisticamente como Raquel, para um bate-papo sobre seu mais recente álbum, Não incendiei a casa por milagre. Com direção musical de Moreno Veloso e inspiração em Almodóvar e Gal Costa, o trabalho marca uma nova fase da artista, indicada duas vezes ao Grammy Latino, e transforma raiva, medo e memória em um rock bossa-novista.

Encerrando a semana, na sexta-feira (13), o programa apresenta o lançamento do projeto Dominguinho, de João Gomes, Jotapê e Mestrinho; há ainda a estreia do quadro Boteco Nerd, com Cadú Novaes e Narriman Romeiro. Em clima junino, o Metrópolis entrevista três músicos do projeto, que mescla composições originais e releituras do cancioneiro brasileiro, Dominguinhos, num forró acústico.

Já a nova atração acontece em uma mesa de boteco para fazer um balanço da segunda temporada de Last Of Us.