A apresentadora Bela Gil, irmã de Preta Gil, prestou uma homenagem à irmã nas redes sociais, nesta sexta-feira (8), dia em que ela completaria 51 anos. A cantora morreu no dia 20 de julho, devido a um câncer.
“Preta se foi. E vive dentro de mim. Sempre disse — pra todo mundo, e principalmente pra ela — que era das pessoas mais generosas que já conheci. Aliás, das mais não. A mais. A mais generosa de todas. Feliz aniversário, Pretinha!! você não imagina a saudade”, escreveu a apresentadora na legenda de sua publicação no Instagram.
No post, ela dedicou uma carta à irmã enquanto outras fotos eram compartilhadas. Bela destaca a generosidade de Preta, seu cuidado e o amor fraterno entre todos os irmãos.
Leia: Rádio Cultura FM apresenta série especial sobre a pianista Sonia Rubinsky
“Nossos momentos de confissão – dizer coisas que só você sabia, confiar segredos que só a gente dividia. E mesmo agora, eu sei que ainda posso te contar coisinhas nos meus sonhos. Isso me conforta. [...] Muito muito amor que reverbera daqui ao infinito”, escreveu a apresentadora.
Além de Bela, o pai das irmãs, Gilberto Gil, também dedicou uma homenagem ao aniversário de Preta nas redes sociais. “Dia 8 de agosto será sempre o dia oficial da alegria e celebração, da nossa integrante mais festiva. Uma saudade sem fim”.
Além da família, a atriz Carolina Dieckmann, grande amiga da cantora, também homenageou o aniversário de Preta Gil em publicação no Instagram. "Tenho gostado de postar aqui as coisas que ela escolheu fazer, porque com certeza são as que ela gostava; e acho que tenho respeitado isso nesse lugar de usar a minha voz pra amplificar a dela. Ser um reflexo do AMOR dela: é esse o sentido", declarou Carolina.
Leia mais: Big Band Brasil Jazz Sinfônica apresenta “Jazz pelo Mundo” no Teatro B32
Preta é dona de hits como “Sinais de Fogo”, “Decote”, “Vá Se Benzer”, “Cheia de Desejo”, “Só o Amor” e “Meu Xodó”.
Leia na íntegra a carta de Bela Gil à irmã, Preta Gil:
“Quando desejava felicidade ao outro, você torcia de verdade, vibrava com o sucesso alheio.
Você tinha a generosidade de partilhar o que tinha de mais valioso: as pessoas que amava. Fez pontes, criou elos, juntou mundos – ano após ano você me presenteou com gente. Pessoas que se tornaram essenciais na minha vida pessoal, profissional e pública.
Hoje, no dia do seu aniversário, eu só quero agradecer.
Primeiro, o seu amor de irmã. O seu carinho. O seu jeitinho de me cuidar – sua eterna bonequinha.
Outro dia, uma amiga me escreveu dizendo que irmãos são uma família a parte, outro amigo me disse que irmãos nos ensinam a amar horizontalmente, e posso falar? A nossa família de irmãos de sangue é a mais linda que eu já vi.
Eu, você, Nara, Marília, Pedro, Maria, Bem, José. Carrego muito orgulho por cada um e sei que você amava alimentar a nossa fraternidade.
Depois, a sua escuta. Nossos momentos de confissão – dizer coisas que só você sabia, confiar segredos que só a gente dividia. E mesmo agora, eu sei que ainda posso te contar coisinhas nos meus sonhos. Isso me conforta.
Agradeço, claro, por todos os amigos, amores, laços e abraços que você trouxe pra cá. Deixou entrar tanta gente linda. Você me apresentou o mundo – através da sua lente de igualdade, justiça, transgressão, cuidado, coragem. E, acima de tudo, amor.
Muito muito amor que reverbera daqui ao infinito.
E como disse papai: ‘espero me reabastecer com tudo isso quando nos encontrarmos daqui 50 bilhões de ano.’ Viver sua irmandade foi o maior presente de todos. Que sorte.
Você vive em mim com tanta força.
Ah, e queria te contar que o Prêt-à-Porter e o Preta estão tocando no repeat aqui em casa. Como eu amo a sua voz.
Sua gostosa, pra sempre sua pitchuca, sua danada.
O abraço e o colo mais deliciosamente gordinho e confortável da vida.
Te amo. Pra sempre.
Bela”
Leia também: TV Cultura exibe 'Cinema, Aspirinas e Urubus', considerado um dos 100 melhores filmes brasileiros
REDES SOCIAIS