Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Nadja Kouchi/ Acervo TV Cultura
Foto: Nadja Kouchi/ Acervo TV Cultura

A Rádio Cultura FM (103,3 MHz) celebra neste sábado (6) os 65 anos do pianista e apresentador Marcelo Bratke. O programa conta com gravações que marcaram a trajetória do músico e depoimentos de personalidades do ramo. A edição vai ao ar a partir do meio-dia, com apresentação de Laura Mayumi.

Nascido em São Paulo, em 1960, Marcelo Bratke iniciou seus estudos de piano aos 14 anos com Zelia Deri. Em 1976, estreou ao lado da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), sob a regência do maestro Eleazar de Carvalho, tornando-se foco de interesse da imprensa e recebendo por esta sua primeira performance pública o Prêmio Revelação da Associação Paulista de Críticos de Arte.

Leia mais: TV Cultura estreia série sobre mulheres que tiveram participação importante no processo de independência

Foi aluno do pianista português Sergio Varella-Cid e do maestro Hans-Joachim Koellreutter, e passou um ano na Juilliard School of Music de Nova York. Bratke realizou seu debut na Europa em 1988, no Festival de Salzburg, e se transferiu para Londres onde, em 1991, estreou no Wigmore Hall.

O pianista é conhecido por seus programas educacionais. Em 2004, fundou a Camerata Brasil, orquestra formada por jovens que não haviam tido a oportunidade de estudar academicamente e, com eles, realizou aproximadamente 300 concertos no Brasil, Argentina, Japão, Reino Unido, Sérvia, Coréia do Sul, Holanda e Estados Unidos.

Suas colaborações incluem projetos em dueto com o pianista britânico de jazz Julian Joseph, o dançarino principal do Royal Ballet de Londres Thiago Soares, o ator italiano Marco Gambino, o percussionista brasileiro Naná Vasconcelos e os cantores Dori Caymmi, Sandy e Fernanda Takai, bem como performances com os maestros Alexander Lazarev, João Carlos Martins, Roberto Minczuk, John Neschling e Alvaro Cassuto.

Seu projeto multimídia com a artista visual Mariannita Luzzati, intitulado Cinemúsica, vem sendo apresentado em diversos ambientes: de penitenciárias brasileiras até salas de concerto internacionais. Bratke criou o seu Projeto Villa-Lobos em 2004, uma plataforma desenhada para promover a música do maior compositor brasileiro, que inclui a gravação de sua obra integral para piano, concertos internacionais e concertos para crianças. Estreou em 2013 o programa Alma Brasileira, transmitido semanalmente pela Rádio Cultura FM.

Serviço

Marcelo Bratke: O Brasil na ponta dos dedos”

Sábado, 6 de setembro, ao meio-dia, com reapresentação no domingo, dia 7, às 11h.

Rádio Cultura FM

FM 103,3 MHz

culturafm.com.br

App Cultura Play