Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | TV Cultura
Reprodução | TV Cultura

No episódio "Cápsula do Tempo", do Quintal da Cultura, o Ludovico se transforma em agente, cuja missão é pesquisar sementes para auxiliar Cacá na construção de um advento para um futuro mais verde. Ele vai ao Jardim Botânico de São Paulo para descobrir as melhores árvores, algumas já em extinção.

Na visita, Ludo encontra Marina Guardia, curadora do banco de sementes do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), que vai ajudá-lo na missão.

Marina mostra detalhes de algumas sementes como Mirindiba-Rosa, Jequitibá-Rosa e Pau-Marfim. A especialista detalha que o banco de sementes tem cerca de 400 lotes de sementes de espécies variadas

Leia também: Apresentadores debatem sobre o hiato das temporadas de anime no Antimatéria: "Discussão muito boa"

“Tudo que a gente coleta, a gente guarda, armazena e conserva por muito tempo. Dessas todas que você está vendo, mais ou menos umas 12 estão na lista de espécies ameaçadas de extinção. Aqui são 90 globos de espécies diferentes.” diz a pesquisadora.

Ludovico questiona sobre o que é Árvore Matriz: “Uma árvore matriz é uma árvore saudável, que produz sementes todo ano e que a gente marca ela, identifica qual é a espécie dela e volta ali coletar todo ano. E as sementes a gente coloca nesse banco de sementes.

Divertido e educativo, o programa acompanha quatro crianças – os irmãos Ludovico e Doroteia, o amigo Osório e sua tia Ofélia, vai ao ar de segunda a sexta às 11h45 e às 16h30. Aos sábados a partir das 11h45.

Leia também: No Arena dos Saberes, Letícia Spiller e Marcelo Serrado falam sobre peça Avesso do Avesso