Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | Youtube Metrópolis
Reprodução | Youtube Metrópolis

O Metrópolis, programa da TV Cultura dedicado às artes e à cultura, exibido na última terça-feira (16), trouxe uma edição marcada pela fotografia, pela literatura e pelo cinema, que explora diferentes linguagens que dialogam com o cotidiano e com grandes questões sociais.

A fotografia ganhou destaque com Bob Wolfenson, que estreia a exposição ‘Exteriores em São Paulo. A mostra reúne retratos poéticos do cotidiano urbano. 

Durante o programa, o fotógrafo refletiu sobre sua trajetória e a diversidade de seu trabalho: “Eu transito por muitas disciplinas da fotografia, e advogo esse fato. Eu acho que se há alguma coisa original no meu trabalho é isso: é poder sair de moda, de retrato, de luz, para fazer publicidade, para fazer esse trabalho aqui e para fazer meus projetos pessoais. Tudo isso eu vou alternando e vou fazendo. Por isso ando muito ocupado”, expõe.

Leia também: "Minha única experiência com LSD foi um desastre absoluto", revela Eduardo Giannetti

Na literatura, o destaque foi para José Roberto de Castro Neves, que estreia na ficção com ‘Ozymandias, publicado pela Intrínseca. A obra propõe uma pergunta instigante: e se as tragédias gregas ocorressem no interior do Brasil

Ambientado na pequena e esquecida cidade de Ateninhas, o romance apresenta dezenas de personagens cujas vidas são atravessadas por forças ancestrais, cruéis e implacáveis. Entre eles, estão uma jovem que busca escapar da miséria, uma imigrante italiana dividida entre o marido e o amante, uma parteira que carrega um segredo e uma poderosa família que há gerações controla a região.

O programa foi encerrado com o cinema, com a apresentação do documentário ‘Amazônia, A Nova Minamata?, de Jorge Bodanzky. A produção denuncia os impactos da poluição por mercúrio causada pelo garimpo e acompanha a luta do povo Munduruku na defesa de seu território, que chama atenção para os efeitos devastadores da exploração na floresta e em suas comunidades.

Leia mais: Bienal de Arte de São Paulo está em cartaz com 120 artistas e entrada gratuita

Assista ao programa completo: