Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram: @taiguaraoficial
Reprodução/Instagram: @taiguaraoficial

A Rádio Cultura Brasil (77,9 MHz) realiza nesta quinta-feira (9) uma homenagem ao cantor, compositor e instrumentista Taiguara Chalar da Silva, que completaria 80 anos. A programação especial começa às 10h e segue até as 23h.

A emissora relembra a trajetória do artista cuja veia romântica e contestadora resultou em sucessos de público e autoexílio em Londres, onde gravou com Michel Legrand Let the children hear the music". Trabalho praticamente todo censurado, impedindo seu lançamento, durante o regime militar.

Em sua última entrevista à Rádio Cultura, Taiguara declarou: “Isso já vem do tempo de literatura do Mackenzie, a gente fazia um festival de jograis e eu gostava de misturar romantismo com realismo, o que era proibido, ou você era de uma ou de outra escola literária. Eu gostava de quebrar um pouco essa estrutura, essa noção de estilo. Não me pega pela pele não, eu gosto justamente de não ter estilo”.

Leia também: Festa celebra literatura infantil na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo

Confira os destaques da programação especial:

No “Galeria”, às 10h, Fabiana Ferraz apresenta trechos do programa “Estúdio 1200” dos anos 1990. A entrevista foi feita por Fausto Canova durante o lançamento do CD “Brasil Afri”, em 15 de agosto de 1994. Depois, duas entrevistas de 1998, com a cantora Claudya e com o cantor Pery Ribeiro, que divulgaram discos em tributo ao compositor.

Às 13h, o “Discoteca”, apresentado por Teca Lima, relembra sucessos do artista nas vozes de Cida Moreyra, Célia, Pery Ribeiro, Evinha, Nação Zumbi, Maurício Pereira, entre outras vozes e, claro, com o próprio Taiguara.

Às 20h, do acervo Letra e Música, o professor Pasquale Cipro Neto comenta faixas de cinco discos do artista, “Hoje”, “Viagem”, “Carne e Osso”, “Imyra”, “Tayra”, “Ypy” e “Canções de amor e liberdade, em registro de arquivo de 1996.

Às 23h, terá a reapresentação da série 'Biografia', que de forma cronológica apresenta a vida de obra de Taiguara, falecido em São Paulo, aos 50 anos, no dia 14 de fevereiro de 1996.

Sobre Taiguara Chalar na Silva

O artista nasceu em Montevidéu em 9 de outubro de 1945, sendo criado no morro de Santa Teresa, Rio de Janeiro. Aos 15 anos, mudou-se para São Paulo com seu pai, o bandolinista Ubirajara Silva. Foi na capital paulista que começou sua carreira, inicialmente nos jornais do Mackenzie, depois se apresentando na noite. Seu primeiro disco foi gravado em 1965, "Taiguara", e seu último trabalho solo em 1994, "Brasil Afri”.

Serviço

Taiguara – 80 Anos

Quinta-feira, 09 de outubro de 2025.

Galeria (10h), com Fabiana Ferraz

Discoteca edição especial (13h), com Teca Lima

Letra e Música (20h) – arquivo

Biografia (23h) – arquivo

Rádio Cultura Brasil

FM – 77,9 MHz

AM – 1.200 kHz

Leia também: Eduardo Kobra participa de campanha na TV Cultura; assista aos bastidores