Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | TV Cultura
Reprodução | TV Cultura

O episódio mais recente de Antimatéria: Energia Geek, exibido nesta quarta-feira (8), mergulhou nas emoções do terror e da cultura japonesa, unindo o game ‘Dying Light: The Beast’ ao universo de ‘Kamen Rider Zeztz’.

A edição fez ainda um paralelo com as tradicionais “Noites do Terror”, relembrando o evento do Playcenter e destacando uma ativação especial no Hopi Hari.

Leia também: Tiny Desk chega ao Brasil com e tem João Gomes como primeiro convidado

Durante o programa, Jeff relatou sua visita à “Hora do Horror”, atração inspirada no lançamento de ‘Dying Light: The Beast em São Paulo. O evento, que segue até o fim de outubro, recria o clima sombrio do jogo com sustos, zumbis e ambientações noturnas. O apresentador contou que a experiência foi dominada por jump scares, mas, com bom humor, revelou não ter se assustado.

A conversa evoluiu para o jogo da Techland, que dá continuidade à história de Kyle Crane, protagonista do primeiro Dying Light. Após mais de uma década, o personagem retorna transformado em um infectado capaz de assumir a forma “Beast”, uma criatura poderosa que inverte a dinâmica de medo ao enfrentar os perseguidores noturnos. O título mantém o foco em parkour, sobrevivência e missões paralelas, agora com novidades como o sistema de veículos.

Anderson e Jeff também elogiaram as novas missões “Quimera”, nas quais o jogador derrota zumbis com habilidades especiais e as absorve, em uma mecânica reminiscentes de Mega Man. Mesmo com a dificuldade elevada e o desgaste das armas, a dupla destacou a imersão do mapa, o ritmo das missões e as melhorias nos combates.

Em seguida, o debate se voltou ao mundo Tokusatsu com a estreia de ‘Kamen Rider Zeztz, série lançada em setembro de 2025. Anderson introduziu o tema, enquanto Jeff comentou ter assistido ao primeiro episódio. A produção já conta com cinco episódios disponíveis e um elenco de peso, incluindo Marcelo Campos.

Leia mais: Eva Furnari, Ilan Brenman e outros autores da literatura infantil estão no Entrelinhas da semana das crianças

Os apresentadores explicaram a trama, que mistura mistério, ação e psicologia dos sonhos. Os monstros “Nightmares” atacam o subconsciente das vítimas, e, ao abrirem a terceira porta mental, se materializam no mundo real. A narrativa intercala investigações policiais com batalhas coreografadas.

Exibido de segunda a sexta-feira, às 18h30, e aos sábados com edição inédita, o ‘Antimatéria: Energia Geek é apresentado por Anderson Abraços, Clayton Ferreira e Jeff Kayo. Atualmente, é o único programa da TV aberta brasileira totalmente dedicado à cultura pop.

Assista ao programa completo: