Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | Youtube Metrópolis
Reprodução | Youtube Metrópolis

O Metrópolis da última quinta-feira (9) destacou o novo vencedor do Prêmio Nobel de Literatura: o escritor húngaro László Krasznahorkai, autor de “Satantango”, seu único livro publicado no Brasil até o momento.

Conhecido por narrativas densas e visões apocalípticas, Krasznahorkai foi tema de debate entre a apresentadora Adriana Couto e a editora e curadora Ana Lima Cecílio, que analisaram a relevância de sua obra e o contexto político e literário que a molda.

Leia também: Persona recebe o dramaturgo e diretor Marcelo Romagnoli nesta sexta-feira (10)

Durante a conversa, Ana Lima destacou como o autor traduz em sua escrita as experiências de uma Hungria sob regime comunista, marcada pela censura e pelo autoritarismo. Segundo ela, ‘Satantango se diferencia por retratar o terror em comunidade, em vez de em personagens isolados, um cenário que torna o livro “demoníaco e belíssimo” ao mesmo tempo.

O programa também contou com a participação do editor Emílio Fraia, que comparou o húngaro a Guimarães Rosa, ressaltando o caráter implacável e ambíguo de sua literatura. A entrevistada completou lembrando o estilo marcante do autor, que desafia o leitor com longos parágrafos e uma escrita densa.

“Ele é um autor que trabalha com parágrafos longos, sem divisões. É um fluxo de consciência muito brutal, assim, nessa experiência de ler, que dá essa espécie de falta de ar”, definiu Ana Lima Cecílio.

Além da homenagem ao Nobel, o Metrópolis destacou o relançamento de um show de Inezita Barroso, gravado em 1978 e agora disponível nas plataformas digitais, e trouxe as tradicionais dicas de cinema com Cunha Júnior, com estreias nas telonas e sugestões para maratonar em casa.

Assista ao programa completo:

Sobre o Metrópolis

O Metrópolis estreou uma nova fase, em uma proposta dinâmica, conectada e contemporânea. Com isso, voltou a ter 30 minutos de duração para ocupar lugar de destaque na programação, como uma das mais longevas produções da emissora.

O espaço ganhou ainda mais destaque com produções de nomes como Alex Flemming, Carmela Gross, João Carlos Galvão, entre outros. Agora, o programa passa a ser exibido em novo horário, às segundas-feiras, logo após o Roda Viva, às 23h30, e de terça a sexta, às 23h. A apresentação fica por conta de Adriana Couto.

Siga o Metrópolis:

    Facebook

    Instagram

    Site

    Leia mais: “Absolum” é o novo rei dos beat’em ups em 2025? Antimatéria: Energia Geek analisa o lançamento