Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Pixabay
Reprodução/ Pixabay

O Zoológico de São Paulo preparou uma atração especial para celebrar o Dia das Crianças. O local recebe dois novos moradores: os lêmures-de-cauda-anelada.

A espécie inspirou o carismático Rei Julien, personagem da animação "Madagascar", sucesso dos cinemas. Os novos habitantes, dois machos transferidos de um zoológico em Taubaté, no interior paulista, têm dois anos de idade e chegaram nesta semana.

Leia mais: Persona recebe o dramaturgo e diretor Marcelo Romagnoli nesta sexta-feira (10)

Com olhar sempre atento, cauda longa de quase meio metro, repleta de anéis pretos, e movimentos ágeis, os lêmures são agitados, comilões e quase tão “falantes” quanto o personagem do filme.

“São muito comunicativos, vivem em grandes grupos sociais, em famílias que podem chegar a 20 indivíduos. Eles têm diversas vocalizações, mais de 15 distintas já identificadas, usadas para se comunicar em situações de perigo ou para marcar território. Na cultura de algumas regiões de Madagascar, são considerados protetores da natureza”, afirma a bióloga do Zoológico de São Paulo, Mara Marques.

Leia mais: Dan Stulbach fala sobre a peça “Mercador de Veneza” no Metrópolis desta sexta-feira (10)

Madagascar, aliás, é o grande reduto desses primatas no mundo. Todas as 107 espécies conhecidas vivem no país-ilha africano. Contudo, 103 delas estão sob risco de extinção, segundo a ONG WWF, um assustador índice de 96%. A destruição do habitat natural e a captura para o tráfico ilegal estão entre as principais causas.

Durante todo o mês de outubro, em comemoração ao Dia das Crianças, a entrada será gratuita para os pequenos de até 12 anos acompanhados de um adulto pagante.