O Dia Nacional de Combate à Violência contra a Mulher é celebrado nesta sexta-feira, 10 de outubro. A data foi estabelecida em 1980, com o objetivo de impulsionar a conscientização sobre a gravidade do tema e sobre a importância de proteger as mulheres.
Em 2024, o programa Opinião, da TV Cultura, apresentou uma edição especial dedicada à Lei Maria da Penha e ao combate à violência contra a mulher.
Leia mais: Persona recebe o dramaturgo e diretor Marcelo Romagnoli nesta sexta-feira (10)
Com apresentação de Rita Lisauskas, o programa trouxe um bate-papo remoto com Maria da Penha, mulher que foi vítima de violência doméstica e cuja militância levou à criação da legislação que leva seu nome.
Durante a entrevista, Maria falou sobre o sentimento de ver que toda a dor e sofrimento que enfrentou após sobreviver a duas tentativas de feminicídio cometidas por seu ex-marido, Marco Antonio Heredia Viveros, resultando em mudanças significativas em sua vida.
“Eu me sinto plenamente recompensada por todo o sofrimento que eu passei. Porque as mulheres agora têm mais conhecimento sobre os seus direitos e existem políticas que fazem com que elas possam sair da situação de violência”, afirma Maria da Penha.
Leia mais: Confira os destaques da programação infantil deste final de semana (11 e 12) na TV Cultura
Ela também destacou a importância de as mulheres conhecerem seus direitos e saberem onde buscar ajuda, especialmente no que diz respeito à Lei Maria da Penha.
O programa contou ainda com a participação da professora da PUC-SP e promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo Valéria Scarance, e da procuradora de Justiça Criminal e conselheira do Ministério Público de São Paulo Nathalie Kiste Malveiro.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS