O Opinião aborda o processo de envelhecer sozinho e os desafios que essa realidade impõe.
A edição inédita vai ao ar nesta sexta-feira (17), às 20h30, com apresentação de Rita Lisauskas, na TV Cultura.
O número de idosos que vivem sozinhos cresce no Brasil, mas o tema ainda é cercado de silêncio e preconceito. Como encarar o envelhecimento sem uma rede familiar de apoio?
A solidão prolongada pode trazer impactos ao corpo e ao cérebro, mas também abre espaço para novas formas de viver a terceira idade com autonomia. A proposta é refletir sobre esse fenômeno e discutir alternativas para garantir bem-estar e dignidade a quem envelhece sozinho.
Leia mais: TV Cultura exibe documentário "Nunca Me Sonharam", de Cacau Rhoden, no Dia do Professor
Para falar sobre o assunto, o programa recebe o neurologista especialista em cognição, comportamento e neuropsiquiatria Ivar Brandi e a assistente social e especialista em gerontologia Marília Berzins. De maneira remota, a conversa conta com a participação de Luis Baron, presidente da ONG EternamenteSou, que atua em defesa dos direitos, do acolhimento e da dignidade das pessoas idosas e LGBTQIAPN+.
Muitas delas, ao envelhecer, acabam precisando retornar à casa de uma família que nunca respeitou sua orientação sexual, em busca de cuidados.
Sobre o programa
Apresentado pela jornalista Rita Lisauskas e com interpretação em libras, a cada edição o programa recebe entrevistados que tratam de temas de interesse nacional, como política, economia, educação, saúde, comportamento, entre outros.
A atração vai ao ar na sexta-feira, às 20h30, com reapresentação na sexta-feira, às 6h30.
Assista a edição mais recente:
REDES SOCIAIS