Entretenimento

Prelúdio celebra 20 anos na TV Cultura e estreia nova temporada neste domingo (9)

Maestro Júlio Medaglia e Roberta Martinelli apresentam concurso de música clássica


04/11/2025 13h02

A temporada que celebra os 20 anos do concurso de música clássica da TV Cultura, o Prelúdio, estreia neste domingo (9). O programa tem a apresentação do maestro Júlio Medaglia e da radialista Roberta Martinelli.

Instrumentistas com até 25 anos e cantores com até 28 irão se enfrentar numa disputa acirrada entre jovens talentos, que pretendem ganhar o prêmio final: uma bolsa de estudos numa das mais importantes escolas de música do mundo, a Academia Franz Liszt, em Budapeste.

Neste ano, a atração é dividida em quatro eliminatórias, em que participam 16 candidatos, além de duas semifinais e uma grande final. Os jovens músicos se apresentam acompanhados pela Orquestra Prelúdio no palco do Teatro Franco Zampari.

A grande final acontece no dia 21 de dezembro (domingo).

"É com grande satisfação que vejo chegar a vigésima edição do programa Prelúdio, aqui da TV e Rádio Cultura. Nestes 20 anos, foram mais de 3 mil jovens do mais alto nível que se aproximaram da produção do programa, e é com imensa satisfação, também, que vemos esses jovens preenchendo a vida musical do Brasil e, em alguns casos, ainda, se destacando nos mais famosos palcos do mundo. Estamos todos felizes por termos prestado esse inestimável serviço à cultura musical de nosso país", celebra o maestro Júlio Medaglia.

Leia mais: TV Cultura exibe em sua programação cinco vídeos de jovens do projeto Minuto Estudantes

Os músicos que se classificaram para essa temporada vêm de diversas regiões do país. São eles: Achiliel Brito (22 anos) – Ribeirão Preto, SP (violino); Bruno de Lorenzo (24 anos) – Rio de Janeiro, RJ (piano); Cadu Carvalho (22 anos) – João Pessoa, PB (viola); Dersu Soares (25 anos) – São Paulo, SP (piano); Hêggo Ian (20 anos) – Salvador, BA (flauta); Jessé Raimundo (20 anos) – Cesário Lange, SP (tuba); João Marcos (24 anos) – São Paulo, SP (trombone); Julia Fernandes (22 anos) – João Pessoa, PB (violino); Lucas Espírito Santo (23 anos) – São Paulo, SP (trompete); Marília Carvalho (23 anos) – Campinas, SP (voz); Paola Rojas Parra (23 anos) – Ribeirão Preto, SP (violino); Rafhael Soares (24 anos) – João Pessoa, PB (eufônio); Roberto Júnior (24 anos) – Salvador, BA (clarinete); Sophia Kwiatkowski (18 anos) – Guaíba, RS (fagote); Victoria Azzolini (24 anos) – Porto Alegre, RS (trompa); e Yuri Bello (23 anos) – Rio de Janeiro, RJ (piano).

Primeira eliminatória
Nesta primeira eliminatória, disputam uma vaga na semifinal os jovens músicos Achiliel Brito (violino), que interpreta o Concerto n°2 para violino, primeiro movimento, de Henryk Wieniawski; Dersu Soares (piano), com o Concerto n°3 para piano, primeiro movimento, de Beethoven; Jessé Raimundo (tuba), que apresenta o Concerto para tuba, primeiro movimento (Prelude), de Ralph Vaughan Williams; e Sophia Kwiatkowski (fagote), com o Concerto para fagote e orquestra, primeiro movimento, de Gioachino Rossini.

Os candidatos serão avaliados por um júri formado pelo maestro João Rocha; o professor de música e, por mais de três décadas, oboísta da Osesp, Joel Gisiger; o violista do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e apresentador da Rádio Cultura FM, Marcelo Jaffé; e a professora da UNESP, coordenadora de projetos de música em São Paulo e conselheira da Sociedade de Cultura Artística, Yara Caznok.

O programa que revela talentos para o mundo
Nos últimos 20 anos, o Prelúdio lançou no mercado da música clássica nomes como o pianista Cristian Budu, que venceu o programa em 2007; o violinista Guido Sant’Anna, que foi um dos finalistas do Prelúdio 2014; o pianista Estefan Iatcekiw e o cantor Bruno Sá, que participaram em 2017. Todos eles estão ocupando lugares de destaque no cenário internacional.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TV Cultura exibe em sua programação cinco vídeos de jovens do projeto Minuto Estudantes

“Tema negligenciado no país”, diz presidente do Ibama sobre qualidade do ar

Presidente do Ibama fala sobre construção e pavimentação de rodovias: "Vão acontecer apenas com critérios muito rigorosos"

Presidente do Ibama destaca trabalho do órgão no combate ao desmatamento ilegal para criação de gado

"O mundo é viciado no petróleo", diz presidente do Ibama sobre necessidade de transição energética