Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Nadja Kouchi/TV Cultura
Foto: Nadja Kouchi/TV Cultura

No novo episódio do Quintal da Cultura, o agente Osório ganha uma missão interessante: descobrir se o pão francês é realmente francês e como ele é feito.

Tudo começa quando Cacá lhe conta que, um amigo, que se mudou para a França, lhe conta em uma ligação que lá não existe pão francês.

Leia também: Em novo episódio do Quintal da Cultura, Ludovico e Osório embarcam em uma aventura no Circo Encantado

Para descobrir mais sobre o assunto, Osório se encontra com o professor Gabriel Dieger, que esclarece que o pão francês, tão popular no Brasil, é inspirado nos pães franceses do início do século XX.

“Tinha muita gente que ia para a França e, quando voltava para o Brasil, queria um pão que se assemelhasse aos pães franceses, então os padeiros do Brasil começaram a adaptar e dar um jeitinho brasileiro para fazer um que parecesse com o da França. Daí, com um pouco de mudança, surgiu o que hoje a gente conhece como pão francês”, conta.

O especialista ainda explica que, embora o nome seja comum em todo o Brasil, existem outras nomenclaturas em diferentes estados.

Para criá-lo, pouca coisa é necessária: água, sal, farinha e fermento biológico (seco ou fresco). Juntos, eles ainda colocam a mão na massa, para mostrar o passo a passo da receita.

Leia também: Uma lição no parque: Ludovico e Dorô descobrem o poder fascinante dos animais no Quintal da Cultura

No fim, Osório retorna ao B.O.R.A. e conta a Cacá que o pão francês é, na verdade, brasileiro.

Assista ao episódio completo:

Sobre o Missão do Dia

Na nova série do Quintal da Cultura, Cacá, Doroteia, Quelônio, Osório, Minhoquias e Ludovico se aventuram em diversas missões. Na B.O.R.A., a garota brilhante, apaixonada por ciência e tecnologia, com a ajuda de Ro.Bora, uma IA criada por ela, e toda a turma, desbrava a cidade ao lado dos amigos.

A proposta central é unir entretenimento e conhecimento, despertando nas crianças a curiosidade pelo mundo ao seu redor. O programa estimula o pensamento crítico, o trabalho em equipe e a busca por soluções criativas para superar desafios. Além disso, promove o interesse por história, cultura e geografia por meio de aventuras que exploram patrimônios históricos e culturais da cidade, ao mesmo tempo que reforça valores como empatia e consciência social. Semanalmente, vai ao ar de segunda a sexta, às 11h45 e 16h30, e aos sábados das 11h45 às 13h10.