No “Quintal da Cultura", Osório e Doroteia embarcam em uma investigação curiosa a partir da descoberta de um antigo diário na biblioteca do Quelônio.
O objeto misterioso conduz a dupla até o Museu da Imigração, em São Paulo, onde passado e imaginação se encontram para contar uma história pouco comum sobre quem chegou ao Brasil décadas atrás.
Leia também: Confira os destaques da programação infantil deste final de semana (17 e 18/01) na TV Cultura
A visita começa diante do mural “Janelas Abertas para o Mundo”, de Eduardo Kobra, e ganha contornos de suspense quando Doroteia apresenta o pequeno diário. Com a ajuda de uma lupa, os personagens passam a analisar as anotações e tentam descobrir quem foi o autor do relato, descrito como um jovem imigrante que atravessou o oceano vindo da Europa.
Durante a leitura, Osório revela trechos que narram a chegada de uma família alemã ao Porto de Santos, em 1920, e a passagem pela antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás, espaço que hoje abriga o museu. O episódio aproveita o cenário para contextualizar o papel histórico do local no acolhimento de imigrantes e refugiados, incluindo a plataforma da Maria Fumaça, por onde muitos chegavam de trem.
A investigação ganha tom divertido quando o tamanho do diário e algumas pistas levantam a hipótese de que o autor não seria humano. Após buscas em registros e painéis de homenagens, Osório descobre que “Wurm” significa “minhoca” em alemão, revelando que o diário pertencia à família Minhoquias.
Assista ao episódio completo:
Leia mais: Mangás ganham força no mercado editorial brasileiro, segundo pesquisa
REDES SOCIAIS