Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto Reprodução - Instagram @riccardomutimusic
Foto Reprodução - Instagram @riccardomutimusic

A Rádio Cultura FM homenageia o maestro italiano Riccardo Muti, que completa 85 anos, levando ao ar o “Especial Riccardo Muti, o Maestro da Perfeição”, nesta terça-feira (28). Apresentado por Laura Mayumi, o programa vai ao ar às 16h.

Ele é considerado um verdadeiro guardião da tradição musical italiana e é sinônimo de respeito à partitura.

Riccardo Muti nasceu em Nápoles em 28 de julho de 1941. Estudou piano no Conservatório San Pietro em Majella e formou-se em regência com distinção no Conservatório Giuseppe Verdi em Milão. A carreira de Muti começou em 1968 quando foi indicado para ser o regente titular da Orquestra do Maggio Musicale Fiorentino.

Leia mais: Luana Granai e Flávio Ferrari são convidados para o novo episódio de: “O Novo Sempre Vem”

Foi diretor artístico do Scalla de Milão por quase 20 anos e maestro titular da Sinfônica de Chicago por 13 anos, mas a relação mais longeva que tem é com a mítica Filarmônica de Viena, que rege como convidado há mais de 50 anos. Tornou-se o maestro que mais vezes esteve à frente do conjunto austríaco, passando de 450 concertos.

Reconhecido pela sua seriedade e imenso respeito à partitura e à tradição musical da Itália, criou em 2004 a Orquestra Jovem Luigi Cherubini, formada exclusivamente por jovens músicos italianos. Com o grupo, cumpre o propósito de continuar o legado deixado por Arturo Toscanini e que aprendeu através de seus professores Bruno Bettinelli e Antonino Votto, além de incentivar e ensinar as gerações mais novas.

Leia também: TV Cultura visita o MASP no novo episódio de “Museus de São Paulo”