Em comemoração ao Mês das Crianças, a TV Cultura prepara uma programação especial ao longo de outubro, a partir de segunda-feira (5). A grade reúne novas atrações, produções inéditas, música, cinema e episódios especiais, com destaque para a estreia de "Quintal no Interior", novo momento do Quintal da Cultura que leva Doroteia, Ludovico e Osório para uma viagem por diferentes cidades do estado de São Paulo.
Pela primeira vez, a turma pega a estrada para conhecer cidades do interior e do litoral paulista a partir do olhar das crianças. Com episódios inéditos de segunda a sábado, às 11h45 e 16h30, a série transforma praças, parques, museus, mercados e outros espaços públicos em cenários de descoberta. A estreia acontece em Santos, com passagens também por São Bernardo do Campo, Jundiaí, Itu, Campinas e Sorocaba.
A programação também ganha novas produções infantis. A partir do dia 5, "Jacarelvis e Amigos" vai ao ar de segunda a sábado, às 8h30, apresentando um jacaré cantor que transforma atividades do cotidiano em momentos divertidos por meio de músicas de rock, blues, reggae e pop. Já "Esse é o Bicho", às 10h40 e 17h, apresenta curiosidades e hábitos de animais do mundo selvagem e doméstico. Na faixa das 17h15, a emissora exibe a temporada inédita de "Osmar, A Primeira Fatia do Pão de Forma", animação brasileira que acompanha as aventuras do personagem e seus amigos.
Leia mais: TV Rá Tim Bum prepara programação especial para o Mês das Crianças
Entre os destaques do mês, estão ainda: o show do Tiquequê no Bem Brasil, no domingo (11), às 12h, com participação da turma do Quintal da Cultura; a estreia de "Peixonauta – O Filme" na Matinê Cultura, no sábado (10), às 15h; e "Vida de Criança, Em Casa e Na Praça", às 13h30 do domingo (11), com oito histórias protagonizadas por crianças de 7 a 11 anos. A produção reúne conteúdos desenvolvidos a partir de um workshop promovido pela TV Cultura em parceria com o Midiativa.
No Dia das Crianças (12), a programação especial inclui "Masha e o Urso: Diga X", às 14h, o curta nacional premiado "Alma de Graveto", às 15h15, e uma apresentação ao vivo da Brasil Jazz Sinfônica, às 15h30, no Teatro Franco Zampari. Sob direção e regência do maestro João Maurício Galindo, a orquestra interpreta trilhas de grandes filmes de aventura, com narração especial de Didi Couto. Encerrando o dia, às 22h, o Roda Viva recebe a escritora Ruth Rocha, um dos grandes nomes da literatura infantojuvenil brasileira.
A programação se estende também ao público adulto com o Cultura Memória, que, a partir de sexta-feira (9), às 23h30, resgata produções que marcaram diferentes gerações de espectadores, como Vila Sésamo, Curumim, Catavento, Bambalalão e X-Tudo. Nos intervalos da programação infantil, Show da Luna também ganha a participação de crianças reais, que fazem perguntas à personagem, aproximando ainda mais a atração de seu público.
Leia também: Brasil Jazz Sinfônica apresenta espetáculo gratuito para a família no Dia Das Crianças
SERVIÇO
TV Cultura – Mês das Crianças
Quintal no Interior
Estreia: segunda-feira, 5 de outubro
Exibição: de segunda a sábado, 11h45 e 16h30
Locais: Santos, São Bernardo do Campo, Jundiaí, Itu, Campinas e Sorocaba
Jacarelvis e Amigos
Estreia: segunda-feira, 5 de outubro
Exibição: de segunda a sábado, às 8h30
Esse é o Bicho
Exibição: de segunda a sábado, às 10h40 e às 17h
Quintal TV
Exibição: de segunda a sábado, às 14h45
A Caverna de Petra
Exibição: de segunda a sábado, às 17h
Osmar, A Primeira Fatia do Pão de Forma
Exibição: de segunda a sábado, às 17h15
Cultura Memória
Exibição: sextas-feiras, a partir de 9 de outubro, às 23h30
Peixonauta – O Filme
Matinê Cultura – sábado, 10 de outubro, às 15h
Bem Brasil – Tiquequê
Domingo, 11 de outubro, às 12h
Vida de Criança
Domingo, 11 de outubro, às 13h30
Brasil Jazz Sinfônica
Segunda-feira, 12 de outubro, às 15h30
Roda Viva – Ruth Rocha
Segunda-feira, 12 de outubro, às 22h
Além da Lenda – O Filme
Matinê Cultura – sábado, 17 de outubro, às 15h
Sobre Rodas
Matinê Cultura – sábado, 24 de outubro, às 15h
Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca
Matinê Cultura – sábado, 31 de outubro, às 15h
REDES SOCIAIS