Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura
Divulgação/TV Cultura

Xuxa Meneghel foi uma das entrevistadas do especial 'Os Campeões da Audiência', da TV Cultura, que comemora os 70 anos da TV brasileira.

Famosa por comandar programas infantis, a 'Rainha dos Baixinhos' falou sobre o início de sua história na frente das câmeras: "Eu imaginava ser veterinária, mas sempre gostei de aparecer, sou muito exibicionista. Se a televisão me desse essa oportunidade, era lá que eu queria estar"

Com quase 40 anos de televisão, entre os quais 29 passou na Rede Globo, Xuxa revelou que seu maior sonho era trabalhar em Hollywood. "Acabou acontecendo quando eu fui fazer o programa Xuxa nos Estados Unidos", disse.

Um dos marcos da carreira da apresentadora foi o Xou da Xuxa, que ficou no ar entre os anos de 1986 e 1992. Para ela, mudanças na sociedade brasileira poderiam fazer com que características da produção fossem rejeitadas, caso ainda estivesse em exibição. "Muitas coisas do Xou da Xuxa que eu falava, a maneira que eu falava, podem ser criticadas hoje em dia. Na época, músicas que a gente botava no programa, talvez não seria adequado botar hoje em dia", comentou.

Xuxa ainda elegeu sua principal referência quando o assunto é televisão: a apresentadora Hebe Camargo. "É uma pessoa que se estivesse viva, acho que estaria falando sobre política, levantando todas as bandeiras, brigando. Nunca estaria sentada e acomodada.

Sobre o futuro da TV e sua influência na vida das pessoas, a apresentadora acredita que a mídia pode perder espaço para outra, que vem se tornando cada vez mais popular: a internet. "A televisão não está mais com tanta força para educar ou deseducar. Mesmo as pessoas que têm uma televisão em casa e veem muita televisão, têm um telefone na mão. Esse telefone dá acesso para elas verem um monte de coisa boa ou um monte de coisa ruim".

Confira a entrevista completa de Xuxa no especial 'Os Campeões de Audiência':

Leia também: Confira as entrevistas exclusivas no especial 'Os Campeões de Audiência'