Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram Neymar e Coutinho se enfrentam na final da Champions neste domingo (23)

Neste domingo (23), PSG e Bayern se enfrentam pela final da Liga dos Campeões da Europa, os dois times, verdadeiras seleções transnacionais, contam com atletas de alto nível de diversos países diferentes. Representando o Brasil, ambos os times tem craques do futebol brasileiro vestindo a camisa 10: Neymar e Coutinho.

Pensando nisso, relembramos algumas finais de Champions que contaram com jogadores brasileiros, como Tottenham e Liverpool do ano passado, Barcelona e Arsenal de 2006 e muito mais.

Neymar vs Coutinho (PSG x Bayern - 2019/20)

Começando pelo confronto deste domingo (23), entre Paris St Germain e Bayern de Munique, Neymar e Coutinho, amigos e colegas de seleção brasileira, se enfrentam no Estádio da Luz, em Portugal, mas em lados opostos. O craque da equipe francesa é a principal referência técnica do time e a esperança de um projeto esportivo que almeja, mais do que tudo, vencer o maior torneio de clubes do mundo. Já o camisa 10 do clube bávaro é um dos melhores jogadores do mundo, mas não se firmou na equipe e voltará para o Barcelona ao final da temporada.

Firmino vs Lucas - (Liverpool x Tottenham 2018/19)

No ano passado, a final da Liga dos Campeões foi entre os ingleses Tottenham e Liverpool. Pelo time londrino, Lucas vinha de uma semifinal brilhante contra o Ajax, em que marcou os três gols que classificaram os Spurs para a grande decisão, mas acabou ficando no banco na final e entrou durante a partida. Já Firmino é titular absoluto dos Reds e jogou quase toda a partida que terminou com o Liverpool campeão, após vitória de 2 a 0.

Marcelo vs Daniel Alves - (Real Madrid x Juventus 2016/17)

Na temporada de 2016/17, a grande final da Champions foi entre Real Madrid e Juventus. Em cada um dos lados, apenas dois dos maiores laterais da história do futebol brasileiro: Marcelo e Daniel Alves. Naquela temporada, Daniel Alves, recém saído do Barcelona, chegou a final do torneio como um dos principais jogadores da equipe de Turin. Já Marcelo, titular absoluto há anos do Real Madrid, disputava sua terceira final de Liga dos Campeões e saiu como vencedor do confronto, após os espanhóis baterem os italianos por 4 a 1.

David Luiz vs Rafinha - (Chelsea x Bayern 2011/12)

Em 2012, a final teve mais uma vez o Bayern, mas o adversário não era da França, e sim da Inglaterra: o Chelsea. Do lado dos Blues, alguns brasileiros eram destaques da equipe, no entanto, apenas um disputou a decisão, o zagueiro David Luiz. Já pelo lado do clube bávaro, Rafinha e Luiz Gustavo representavam o Brasil. Naquele ano, quem se saiu melhor foi o Chelsea, que venceu nos pênaltis a equipe alemã, após empate de 1 a 1 no tempo regulamentar.

Fábio Aurélio vs Kaka - (Liverpool x Milan 2006/07)

Dois anos depois do lendário Milagre de Istambul, em que o Liverpool perdia de 3 a 0 ao final do primeiro tempo para o Milan e conseguiu empatar a partida, e ainda por cima ganhar nos pênaltis, as duas equipes se reencontraram em uma decisão de Liga dos Campeões. No entanto, dessa vez, quem saiu com a orelhuda foi o Milan de Kaka, Cafu, Dida e companhia. Os Reds, de Gerrard, tinham o brasileiro Fábio Aurélio no elenco, mas que de nada importou para o resultado do jogo.

Ronaldinho vs Gilberto Silva - (Barcelona x Arsenal 2005/06)

Não poderíamos falar de brasileiros e Liga dos Campeões sem citar o nome de Ronaldinho Gaúcho. Em 2006, ano em que foi eleito melhor do mundo, o bruxo enfrentou o histórico Arsenal (único campeão invicto da história da Premier League) de Henry, Campbell, Pirès e Gilberto Silva. O embate entre os dois times acabou com vitória do Barcelona, que venceu por 2 a 1, nos minutos finais da partida, com gol do também brasileiro Belletti.