Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram Veja onde estão os 11 titulares

Há quatro anos, o futebol do Brasil ganhava a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio. A vitória foi contra a Alemanha, em um Maracanã lotado, que tirou da garganta da torcida o grito de campeão depois de um empate no tempo normal e uma vitória suada nas penalidades. O momento histórico foi eternizado pelos pés de Neymar, que cobrou a última penalidade e caiu no choro. 

Entre craques do futebol brasileiro e internacional, os 11 titulares daquela decisão viveram momentos diferentes após a conquista. Alguns alçaram grandes voos e se consolidaram no Velho Continente, outros se tornaram jogadores fundamentais jogando em território nacional. 

Lembre quem eram os titulares da final e veja onde estão atualmente:

Weverton

O goleiro daquela final, que inclusive pegou o pênalti decisivo e permitiu que Neymar fosse para cobrança para garantir o título, pertencia o Athletico-PR na época. Atualmente, o goleiro está no Palmeiras e é um dos principais jogadores do time de Vanderlei Luxemburgo.

Zeca

Lateral esquerdo, Zeca é mais um Menino da Vila que despontou no futebol nacional. Criado nas categorias de base do Santos, atualmente o jogador pertence ao Internacional, após troca envolvendo a ida de Eduardo Sasha para a Vila Belmiro. No entanto, no momento, o atleta está emprestado para o Bahia. 

Rodrigo Caio

Rodrigo Caio foi um dos principais nomes daquela conquista, oferecendo muita solidez defensiva, sendo preciso nos desarmes e no jogo área, mas ao mesmo tempo sendo essencial com a bola no chão, mostrando muita qualidade na saída de bola. Na época, o jogador ainda estava no São Paulo, mas atualmente está no Flamengo. 

Marquinhos

Um dos jogadores que estourou depois daquela conquista, Marquinhos está desde 2013 no Paris St Germain. Na época, o jogador ainda era um zagueiro promissor que atuava no Velho Continente, mas hoje é, sem dúvidas, um dos pilares não só da defesa parisiense, mas da seleção brasileira também.

Douglas Santos

Douglas Santos, apesar da pouca idade em 2016, já tinha rodado por diversos do clube do Brasil e da Europa até se firmar no Atlético-MG. Depois da conquista da medalha de ouro, o jogador foi negociado com o Hamburgo, da Alemanha, e hoje defende as cores do Zenit, da Rússia. 

Walace

Walace conquistou a titularidade durante as Olimpíadas, após as atuações irregulares do então titular Thiago Maia. Depois que entrou, não saiu mais. O volante, na época, pertencia ao Grêmio e despontava como uma das principais promessas para o meio de campo do Brasil. Depois do título no Maracanã, o jogador foi vendido para o Hamburgo, da Alemanha, mas hoje veste as cores da Udinese, da Itália. 

Renato Augusto

Um dos três convocados acima da idade de 23 anos, Renato Augusto era uma referência dentro do grupo campeão das Olimpíadas. Depois de uma temporada sensacional pelo Corinthians, em 2015, o jogador foi vendido para o Beijing Sinobo Guoan, da China, onde está até hoje. 

Luan

Luan, na época, ainda não era o jogador que um ano depois se tornaria o Rei da América, depois de conquistar a Libertadores pelo Grêmio. No entanto, o jogador foi peça fundamental na campanha do Brasil e hoje atua pelo Corinthians. 

Neymar 

O nome da conquista não poderia ser outro: Neymar Jr. Com gol na final e responsável pela cobrança que deu o título inédito para o Brasil, o jogador colocou no currículo um dos títulos que considera mais importante na carreira. Em 2016, Neymar jogava no Barcelona e ao lado de Messi e Suárez, formava o histórico Trio MSN. Atualmente (e 222 milhões de euros depois), o atleta defende o Paris St Germain. 

Gabigol

Naquele 20 de agosto de 2016 não teve gol do Gabigol, mas ele estava lá. O jogador foi um dos artilheiros do Brasil na competição e jogava no Santos, na época. Ao final do ano, o atleta se despediu rumo à Itália, para jogar na Inter de Milão. No entanto, o atacante não foi feliz na Europa e retornou para o Brasil. Hoje, Gabigol é um dos principais nomes do elenco do Flamengo e ganhou praticamente tudo com o rubro-negro. 

Gabriel Jesus

Gabriel Jesus surgia em 2016 como um dos mais promissores jogadores do Brasil. Naquele ano, o atacante ainda seria campeão brasileiro pelo Palmeiras, sendo escolhido o melhor jogador da competição. Depois dos títulos por clube e seleção, Jesus se juntou ao Manchester City, de Pep Guardiola, onde está até hoje.