Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram Não foi só Messi que se despediu de clubes em que era muito identificado

A saída de Lionel Messi do Barcelona é o assunto do momento no mundo futebolístico. Depois de 16 anos vestindo a camisa azul-grená, o craque comunicou a diretoria catalã que não deseja permanecer no clube na próxima temporada. O argentino não é o único jogador que se despede de um clube com quem possui enorme identificação para explorar novos ares. 

O mundo do futebol é inconstante, em que nenhum time ou jogador permanece por muito tempo no auge do sucesso. As exceções são os históricos Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, que por mais de dez anos protagonizaram uma das maiores disputas do futebol. No entanto, assim como o gajo se despediu do Real Madrid, agora é a vez do argentino buscar novos desafios na carreira. 

Relembre outros craques que, assim como Messi, saíram de clubes com quem tinham grande identificação:

Steven Gerrard - Liverpool (1998 - 2015)

Há 22 anos, o futebol inglês era apresentado a um jovem garoto chamado Steven Gerrard. Não demorou muito, e aquele jovem promissor se tornou o maior jogador da história do Liverpool, um dos grandes clubes da Inglaterra. Foram 710 jogos com a camisa dos Reds, 186 gols marcados e uma série de conquistas memoráveis, como a histórica Liga dos Campeões de 2005, no chamado Milagre de Istanbul. 

Depois de 17 anos vestindo as cores do Liverpool, Gerrard se despediu dos amigos, colegas, do lendário Anfield e da torcida apaixonada. O destino seria o LA Galaxy, dos Estados Unidos. Depois de 39 jogos com a camisa do time norte-americano, o jogador pendurou as chuteiras e hoje é técnico dos Rangers, da Escócia. 

Frank Lampard - Chelsea (2001 – 2014)

Diferente de Gerrard, Frank Lampard não foi revelado nas categorias de base do Chelsea, mas isso não o impediu de se tornar o maior jogador da história dos Blues. Ao todo, o meia entrou em campo em 648 partidas, e marcou 211 gols. Além disso, o jogador foi um dos símbolos da reconstrução do Chelsea, que se tornou, após os generosos aportes financeiros de Román Abramovich, um dos maiores clubes da Inglaterra, conquistando três Premier Leagues e uma Liga dos Campeões.

Após 13 anos nos Blues, o jogador não chegou a um acordo para renovação e foi vendido para o New York FC, dos Estados Unidos, clube pertencente ao Grupo City. Lampard, inclusive, jogou uma temporada pelo Manchester City antes de cruzar o Atlântico rumo ao time de Nova Iorque. Atualmente, o ex-astro do futebol é inglês é técnico do próprio Chelsea. 

Cristiano Ronaldo - Real Madrid (2009 - 2018)

Cinco vezes melhor do mundo, é impossível falar de Real Madrid na última década sem falar do craque português. O gajo tem 438 jogos vestindo a camisa da equipe espanhola e tem a incrível marca de 450 gols, média superior a um gol por partida. Além disso, Ronaldo venceu a Liga dos Campeões da Europa quatro vezes - três de forma consecutiva - durante sua passagem pela equipe de Madrid e ganhou também quatro vezes a premiação de melhor do mundo. Falando de Champions League, CR7 é detentor do record de gols em uma única edição do torneio continental: 17 gols em 2013/14.

Depois de nove anos em Madrid e diversas conquistas, Cristiano Ronaldo foi para Juventus, da Itália, onde atua até hoje. 

David Silva - Manchester City (2010 - 2020)

Outro jogador que abraçou um projeto esportivo ambicioso, David Silva e Manchester City mantiveram um casamento duradouro e muito vencedor. O jogador chegou a Manchester como um promissor meia que despontava nos campos do Valência e se tornou um dos mais importantes jogadores atuando na Inglaterra e na seleção espanhola. Foram 436 partidas disputadas e 77 gols marcados vestindo a camisa dos Cityzens. 

Depois de 10 anos na Inglaterra, David Silva vai retornar para a Espanha, onde atuará pela Real Sociedad a partir da próxima temporada.