Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

A tenista japonesa Naomi Osaka, que se consagrou ao vencer Serena Williams na final do US Open em 2018, anunciou em sua rede social que não irá disputar a semifinal do WTA de Cincinnati, que estava marcada para esta quinta-feira (27), nos Estados Unidos. A ação foi uma forma de protestar contra a injustiça racial. A número 10 do ranking mundial é filha de mãe japonesa e pai haitiano.

Em nota, a tenista afirmou: "Antes de ser uma atleta, sou uma mulher negra". 

"Olá, como muitos de vocês sabem, eu estava com meu jogo das semifinais agendado para amanhã. No entanto, antes de atleta, eu sou uma mulher negra. E, como uma mulher negra, eu sinto que têm muitos assuntos mais importantes acontecendo que precisam de atenção imediata, mais do que me ver jogar tênis", escreveu.

Naomi ainda disse que espera que sua atitude não desencadeie medidas drásticas, mas sim, que levante conversas sobre o assunto no mundo do tênis. Além disso, ela afirmou estar enojada pelo genocídio de pessoas negras e cansada de ouvir conversas que não levam a nada. O post termina com o nome de vítimas da violência policial nos EUA dos últimos meses. 

"Eu não espero que nada drástico aconteça por eu não jogar, mas se eu conseguir iniciar uma conversa em um esporte majoritariamente branco, eu considero um passo na direção certa. Assistir o contínuo genocídio de pessoas negras nas mãos de policiais me deixa enojada. Estou exausta de ver novas hashtags surgindo e extremamente cansada dessa mesma conversa de novo e outra vez. Quando isso terá um basta? #JacobBlake, #BreonnaTaylor, #ElijahMcclain, #GeorgeFloyd", finaliza.

O anúncio foi feito após jogadores da NBA  se negarem a entrar em quadra para os jogos das playoffs como forma de protesto antirracista. As ações aconteceram após o caso de Jacob Blake, homem negro baleado pelas costas por um policial em Kenosha, Wisconsin, no domingo (25).

Veja também: Atletas do Milwaukee Bucks se manifestam após boicote na NBA: "Pedimos justiça por Jacob Blake”

Naomi enfrentaria a tenista belga Elise Mertes. A outra dupla da semifinal de Cincinatti são Victoria Azareka, da Bielorrúsia e Johanna Konta (Grã-Bretanha).