Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/UEFA
Reprodução/UEFA

O daltonismo é uma doença hereditária que envolve a incapacidade de distinguir cores, geralmente entre tons de vermelho e verde. Atinge cerca de um a cada 12 homens e uma de cada 200 mulheres.

Esta alteração possui três variantes: a protanopia, que faz com que o vermelho, se transforme em tons de bege, marrom, ou cinza; a deuteranopia, onde o verde vira marrom; e a tritanopia, mais rara, que faz com que tons de azul e amarelo, se transformem em tons rosados.

Agora, imagina isso num campo de futebol, com as camisetas dos times. É difícil distinguir quem é quem se você é daltônico, dependendo das cores do uniforme.

Pensando nisso, a UEFA (União das Associações Europeias de Futebol) junto com a Federação Inglesa de Futebol e a organização especializada Colour Blind Awareness (Organização para Consciência do Daltonismo) tem feito um trabalho, desde 2017, para conscientizar os clubes quanto às necessidades do público daltônico.

No domingo (6), foi comemorado o Dia da Conscientização do Daltonismo, e a associação se posicionou para lembrar do problema que atinge muitos fãs de futebol.

A imagem mostra como um daltônico enxerga as cores do uniforme, por isso a distinção é difícil e o mais indicado é que em um jogo, os times rivais usem uma cor clara e o outro uma cor escura.