Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

Flamengo, o atual campeão do Campeonato Brasileiro, entra em campo com dois goleiros negros: Gabriel Batista e Hugo Souza, o Neneca.

Mas o quê isso tem de mais?

Em uma época que tanto se discute o racismo no esporte, não se pode deixar de fora o caso de goleiros negros no futebol. Durante muito tempo eles eram tidos como “não confiáveis” e que traziam “má sorte”.

Leia também: Neymar é suspenso após expulsão que envolveu caso de racismo

Isso começou na década de 1950, na final da Copa do Mundo entre Brasil e Uruguai no Maracanã. Com a derrota, o Brasil colocou a culpa no goleiro da seleção Moacyr Barbosa e criou estereótipo de que negro não podia ser goleiro. Afinal, “não lembra do Barbosa?”. O jogador carregou esse cargo até o fim da vida.

Nas décadas seguintes, outros goleiros negros também tiveram suas carreiras afetadas e descarrilhadas, como Veludo, que jogou pelo Fluminense e Jaguaré, que jogou pelo Vasco da Gama.

A seleção brasileira só voltou a ter outro goleiro negro como titular em na Copa do Mundo de 2006, com Dida. Antes disso, Dida participou das Copas de 1998 e 2002 como reserva.

Segundo levantamento feito pelo jornalista Paulo Guilherme, em pesquisa para o livro Goleiros – Heróis e Anti-Heróis da Camisa 1, em toda a história da seleção brasileira, dos 92 goleiros convocados, apenas 12 eram negros.

Por isso é tão importante que um dos maiores clubes e atual campeão brasileiro tenha dois goleiros negros.