Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Os meses de agosto e setembro marcaram não só o início da temporada 2020/21 para as principais ligas europeias, como também o retorno de algumas competições paralisadas devido à pandemia do novo coronavírus. Enquanto os clubes se movimentam para iniciar (ou reiniciar) esse novo ciclo, os torcedores brasileiros terão que se acostumar a ver suas equipes favoritas em diferentes veículos de mídia.

Os direitos de transmissão da Libertadores sofreram alterações importantes. Com a decisão do Grupo Globo de rescindir o contrato com a CONMEBOL, o principal torneio de clubes do continente ganhou duas novas casas. O pacote de jogos que pertencia à emissora carioca foi negociado com o SBT. Já as partidas originalmente marcadas para o canal fechado SporTV estão sendo exibidas em um novo serviço de pay-per-view, fruto de uma parceria da própria confederação com o Grupo Bandeirantes, via Newco/Bandsports. A Copa Sul-americana e a Recopa também estarão no canal, batizado de CONMEBOL TV. Os acordos com o Fox Sports e o Facebook permanecem inalterados.

Craques do velho continente também estarão em outras telinhas. A partir da próxima temporada, a Bundesliga será transmitida pelo aplicativo OneFootball, substituindo os canais Disney. Outra novidade está na transmissão de um jogo por semana pela Band, dentro do novo "Show do Esporte", sucesso dos anos 90. A emissora paulista também adquiriu o Campeonato Italiano, que estará na TV aberta e nos canais Bandsports e SporTV.

Entre as principais ligas da Europa, somente o Francês não está garantido em nenhuma emissora brasileira. Quem quiser acompanhar os craques Neymar e Mbappé terá que sintonizar a TV5 Monde, disponível no pacote internacional de algumas operadoras de TV por assinatura. A narração dos jogos é feita no idioma original.

As mudanças abrangem acordos de outras modalidades. Em um comunicado, a Globo anunciou que não renovará o contrato firmado com a Liberty Media, dona dos direitos comerciais da Fórmula 1. A estreia da emissora carioca na transmissão das corridas foi em 1972, no Grande Prêmio de Mônaco, mas nem todas as provas eram exibidas. Após idas e vindas, a empresa passou a exibir as etapas da categoria com exclusividade em sua programação. Em 2021, essa parceria chegará ao fim.

O investimento em transmissões esportivas, seja pela televisão, pela internet ou em outros meios, permite que público tenha uma gama maior de opções para acompanhar suas modalidades favoritas, além de aquecer o mercado de trabalho e gerar mais empregos para os trabalhadores da comunicação. E que venham novas negociações!