Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Twitter/Aston Villa
Twitter/Aston Villa Aston Villa

Amada por uns, odiada por outros. Não se pode negar que a "zebra" faz parte do folclore do futebol e deixa o esporte muito mais atraente. Como esquecer o feito do Leicester ao surpreender a todos em 2016 após conquistar pela primeira vez o título da Premier League, desbancando Arsenal, Tottenham e Manchester City? Ou então, as conquistas da Copa do Brasil em 2004 e 2005 pelo Santo André e Paulista de Jundiaí, respectivamente?

Algumas equipes que não estavam entre as favoritas na disputa pela taça dos principais campeonatos europeus tem surpreendido nesse início da temporada 2020-21, como o italiano Sassuolo e a Real Sociedad, da Espanha. Na Inglaterra, a surpresa é o Aston Villa. Fundado em 1874, o clube chamou a atenção ao golear o Liverpool em casa por sete a dois, em jogo válido pela quarta rodada. Com uma partida a menos após o confronto com o Manchester United ter sido adiado, o time da cidade de Birmingham ocupa a terceira posição, atrás apenas do próprio Liverpool e do líder Everton.

Mesmo sendo considerado uma zebra, o Aston Villa possui uma história com marcas importantes, como o troféu da Liga dos Campeões de 1980-81 e sete conquistas da primeira divisão inglesa. Entretanto, a grande maioria dessas vitórias foi conquistada antes da década de 1910. Na temporada passada, os leões se salvaram do rebaixamento por apenas um ponto. Ainda assim, o time chegou até a final da Copa da Liga Inglesa, perdendo para o Manchester City por dois a um.

A diretoria optou por uma reformulação: foram investidos 82,35 milhões € em dez reforços (alguns vieram por empréstimo), enquanto treze jogadores deixaram o Villa Park. Dean Smith, treinador da equipe desde 2018, foi mantido no cargo.

Os destaques deste início de campeonato são o capitão Jack Grealish, que chegou a ser especulado no Manchester United, o atacante Ollie Watkins, autor de vinte e seis gols na segunda divisão, e o goleiro Emiliano Martinez, contratado junto ao Arsenal por 17,40 milhões €. Ross Barkley, emprestado pelo Chelsea e que defendeu a Inglaterra na Copa do Mundo de 2014, tem tido boas atuações com a camisa do clube. Douglas Luiz, presente nas últimas convocações do técnico Tite para as Eliminatórias da Copa do Mundo, e o atacante Wesley, são os brasileiros do elenco.

Quem sabe o sonho de se tornar o novo Leicester se torna realidade.



Gabriel Argachoy é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e integra a equipe de esportes da TV Cultura.