Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Marcos Brindicci/Getty Images
Marcos Brindicci/Getty Images

Um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, Diego Armando Maradona completa 60 anos de vida nesta sexta-feira (30). E não faltaram homenagens ao lendário camisa 10 argentino, que postou nas redes sociais um vídeo de nada menos que 36 minutos, repleto de felicitações por parte de inúmeras personalidades do esporte. 

Dentre elas, Ronaldo Nazário, Ronaldinho Gaúcho, Careca, José Mourinho, Cannavaro, Carlitos Tévez, Valderrama, Van Basten, Franco Baresi e muitos outros, seja do futebol ou de outros campos esportivos. 

"Começo meus 60 anos com essas maravilhosas mensagens. Obrigado por tanto carinho, obrigado pela amizade. Este é o melhor presente de aniversário que vocês poderiam ter me dado. E obrigado, também, à toda a minha equipe por preparar esta grande surpresa para mim", escreveu Don Diego.

Ao longo do dia, outros grandes nomes do esporte também reverenciaram Maradona e suas seis décadas de história. Um deles foi Pelé, que há uma semana completou 80 anos de vida e, nas redes sociais, deixou uma bonita mensagem ao argentino. Dois ex-jogadores considerados por muito os melhores de todos os tempos. 

"Meu grande amigo, Maradona. Eu vou sempre te aplaudir. Eu vou sempre torcer por você. Que a sua jornada seja longa e que você continue sempre sorrindo, e me fazendo sorrir também! Feliz aniversário!", escreveu o Rei, que também recebeu os devidos parabéns de Dieguito em seu aniversário.

Nascido em 30 de outubro de 1960, em Lanús (ARG), Maradona cresceu no subúrbio de Buenos Aires e despertou desde cedo o talento com a bola nos pés. Revelado pelo Argentinos Juniors, clube que defendeu desde os nove anos de idade, El Diez trilhou sua carreira por clubes de destaque, como Boca Juniors-ARG, pelo qual pendurou as chuteiras em 1997, Barcelona-ESP, Napoli-ITA, Sevilla-ESP e Newell's Old Boys-ARG. 

Ao todo, foram 346 gols marcados por Dieguito na carreira, em 680 partidas disputadas. O auge foi em 1986, quando conquistou a Copa do Mundo pela Argentina e levou para a casa a Bola de Ouro do torneio, no qual comandou a Albiceleste com cinco gols, incluindo o famoso gol de mão contra a Inglaterra. Hoje em dia, Maradona segue carreira como técnico, atualmente no Gimnasia y Esgrima, da primeira divisão argentina.